Prefeitura realiza levantamento voltado a população LGBTQIAPN+ de São Cristóvão

04/08/2022 - 17:17 Atualizado há 3 horas



Com o intuito de fortalecer as políticas públicas transversais no município, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Coordenadora de Políticas para a População LGBTQIA+, lançou nesta semana um levantamento direcionado à comunidade LGBTQIAPN+ sancristovense. Esse formulário pode ser acessado no site da Prefeitura. 

 

De acordo com a coordenadora de políticas públicas para a população LGBTQIA+, Sandra Sena, a ação visa desenvolver um diagnóstico sobre essa população consultando questões como: onde residem essas pessoas, ocupação, principais demandas, identidade de gênero, etnia, se possuem acesso aos serviços assistenciais, entre outras. “Esse cadastro possibilitará ao município criar estratégias para aproximar esses usuários dos diversos serviços ofertados pelo município e criar aparelhos que tenham a especificidade necessária para acolher a população LGBTQIAPN+ do município de São Cristóvão”, explicou. 

 

Sandra Sena, coordenadora de políticas públicas para a população LGBTQIA+ em São Cristóvão

 

Para Caroline Trindade, diretora de Direitos Humanos da SEMAS, o mapeamento servirá de subsídio de acompanhamento e monitoramento das políticas sociais da Cidade Mãe na perspectiva de defesa dos direitos humanos. “Nós sabemos que durante a pandemia, as redes sociais e ferramentas como Whatsapp são fundamentais para estreitar comunicações com a população usuária de políticas públicas, então esse formulário vem desempenhar um papel fundamental no levantamento de demandas dessa população por políticas públicas na própria localização espacial desses usuários”, disse.

 

Caroline Trindade, diretora de Direitos Humanos da SEMAS

 

Garantia de direitos sociais

 

O formulário integra o recente programa lançado pela SEMAS, ‘Diálogos, Diversidade e Inclusão’, que é dividido em três eixos: uma formação continuada com os agentes públicos para auxiliar nos serviços de intervenção, desenvolvimento e acompanhamento da população LGBTQIA+, uma campanha de mapeamento dessa população, e por fim, o projeto ‘Você Sabia?’, em que serão desenvolvidas rodas de diálogos em espaços públicos, privados e comunidade em geral.

 

Para preencher o formulário, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLmeefkmUtcwU-BtLw3bk2cYhF55eOJr8HZnlO_xT4e2J6oA/viewform

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier