Prefeitura realiza evento de posse dos novos conselheiros tutelares

10/01/2024 - 18:15 Atualizado há 2 dias

Nesta quarta-feira (10), a cidade de São Cristóvão testemunhou a posse de 13 Conselheiros Tutelares, incluindo suplentes, em uma cerimônia realizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A posse, que também ocorreu em diversos municípios brasileiros, marca o início de um período crucial para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Os Conselheiros Tutelares desempenham um papel vital para a infância e juventude durante o mandato de quatro anos, atuando como defensores e zelando pelo cumprimento dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Neste sentido, a secretária da Semas,  Lucianne Rocha, destacou a importância da posse dos Conselheiros Tutelares e ressaltou o compromisso da gestão municipal com a proteção dos direitos infantojuvenis.

Lucianne Rocha, secretária da Semas

"Quando falamos em política pública para criança e adolescente e desenvolvimento do município, falamos em um processo que envolve diversas mãos, sobretudo através de um líder que nos leva a uma trajetória que mais garanta direito à população. No que é pertinente à escolha do conselheiro tutelar, posso dizer que São Cristóvão está além, baseando-se na Lei municipal que estabelece a etapa de nivelamento de conhecimento. Os candidatos precisam realizar uma prova para demonstrar compreensão sobre o direito da criança e do adolescente, visando selecionar os melhores e mais capacitados para cuidar da nossa juventude”, destacou.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou o essencial papel dos conselheiros tutelares e enfatizou a importância de a sociedade compreender suas atribuições. “A sociedade precisa compreender o papel do conselheiro tutelar para que não se cobre o que a ele não deve ser exigido e para que não fechem os olhos para o que de fato é atribuição deles. Essa gestão não só entende o papel destes servidores, como estabeleceu uma carreira, uma vinculação do reajuste salarial ao reajuste dos professores, além de todas as condições de estrutura física do ambiente de trabalho. Defendemos que os direitos sejam garantidos para os conselheiros e, por consequência, para o trabalho nas defesas dos direitos das crianças e adolescentes”, explicou.

Marcos Santana, prefeito

A conselheira Katinha Menezes enfatizou que o papel dos conselheiros tutelares vai além das atribuições legais, buscando garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados. "Nosso papel como conselheiros tutelares vai além das atribuições legais. Precisamos construir parcerias sólidas com a comunidade, escolas e demais instituições para assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados. Neste momento, concretizamos o processo de escolha e eu só tenho a agradecer, e dizer que estamos com a missão de zelar pelas crianças e adolescentes, e que é o nosso papel", enfatizou.

Katinha Menezes, conselheira tutelar

Karine Santos Nascimento, outra conselheira empossada, ressaltou a relevância de aprimorar as políticas públicas destinadas à infância e juventude. "Como professora, testemunho de perto o quanto muitas crianças têm seus direitos violados. Com base nessa experiência, decidi me candidatar à função e contribuir para a luta por uma sociedade mais justa e igualitária", declarou Karine.

Karine Santos Nascimento, conselheira tutelar

O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Cristóvão, Edson Luiz, também compartilhou sua visão sobre a posse dos conselheiros tutelares. "O Brasil cresceu graças ao seu povo e aqueles que colaboraram por uma comunidade mais participativa e por uma infância mais assistida. Assim sendo, aqui em São Cristóvão e em todos os municípios  brasileiros, os conselheiros tomam posse para exercerem em nome da comunidade para acolher as crianças, listar as dificuldades e buscar soluções. Isso fortalece o município e ajuda a sociedade do futuro a ser bem melhor”, explicou", declarou Luiz.

Edson Luiz,  presidente do CMDCA

Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Educação Daise Barroso, o secretário da Seminfra, Júlio Júnior, os vereadores Marcus Lázaro, Edson Pereira e Ítalo Macário, além da presença de familiares e população em geral, para prestigiar os novos conselheiros.

Fotos: Heitor Xavier