Prefeitura realiza Cerimônia Oficial do PAA com a presença de beneficiários do programa “Tá na Mesa” e agricultores do município

27/09/2023 - 15:29 Atualizado há 2 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta terça-feira (26) a Cerimônia Oficial para marcar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2023 no município, com recursos do Governo Federal. O evento contou com a presença de beneficiários do programa “Tá na Mesa”, que todos os meses distribui cestas de alimentos para pessoas economicamente vulneráveis, e com agricultores familiares do município, que produzem os alimentos doados.

Winnie Correia, coordenadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) explica que o objetivo do encontro foi conectar beneficiários e agricultores. “Este ano nós recebemos um novo recurso para poder operacionar novamente e a gente está fazendo essa cerimônia para conectar os nossos usuários, que recebem os produtos, e os agricultores, para que eles possam se conhecer e entender a importância desse programa”, pontuou.

Winnie Correia, coordenadora do Cresan

Na cerimônia também foram distribuídas para os usuários sacolas retornáveis que serão utilizadas todos os meses para embalar os produtos adquiridos. A intenção da Semas com a ação foi realizar uma execução do programa de forma ecologicamente mais sustentável.

O prefeito Marcos Santana ressaltou o compromisso da gestão com o combate à insegurança alimentar em São Cristóvão: “A gente quer comida  de qualidade na mesa do nosso povo porque gente foi feita para ser feliz e nós precisamos atuar para garantir que todos tenham comida três vezes ao dia. É para isso que a gente trabalha”, pontuou o gestor.

Marcos Santana, prefeito

A secretária de assistência social, Lucianne Rocha, destacou a dificuldade para aplicar o PAA, uma tarefa que a maioria dos municípios não consegue fazer.

“Todos os municípios recebem  recursos mas não são todos que têm o compromisso e a capacidade de executar um programa como esse, que é difícil. Começamos o programa com 16 agricultores e hoje nós temos 35.  Não é o primeiro PAA que a gente executa. Estamos na quarta gestão do PAA e poucos municípios do nosso estado tem a estrutura que a gente montou para aplicar esse programa, levar um alimento de qualidade para a população e beneficiar a agricultura familiar”.

Luciane Rocha, secretária de assistência social

Beneficiária do Tá na Mesa há 1 ano, Érica Conceição dos Santos relata o impacto das cestas recebidas no orçamento familiar. “É ótimo receber essa cesta todos os meses. Me ajuda bastante. São produtos de qualidade que fazem diferença financeiramente”, celebrou.

Érica Conceição dos Santos, beneficiária do Tá na Mesa

O programa beneficia milhares de pessoas com produtos adquiridos diretamente de pequenos agricultores do município. Um ciclo virtuoso, como explica  Wesley Felix, diretor de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet) . “O programa é bastante importante com relação ao desenvolvimento econômico desse setor. Os produtores hoje tem como escoar os produtos deles, beneficiando a parte social, alimentando pessoas vulneráveis através de distribuições. Além disso,  através dos programas a gente está incentivando os próprios produtores”.

Wesley Felix, diretor de agricultura da Semdet

O agricultor Sócrates Marcos é  beneficiário dos programas de aquisição de alimentos executados pelo município e pontua a importância das políticas públicas na sua vida. “Com certeza o impacto financeiro foi bom, porque ajudou a melhorar a renda, não só minha como dos agricultores em geral. E com isso melhora também a questão da nossa qualidade de vida”.

Sócrates Marcos, agricultor

Fotos: Heitor Xavier.