Prefeitura realiza capacitação para cadastradores do CadÚnico no município

05/04/2024 - 21:22 Atualizado há 17 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando uma capacitação para os servidores que realizam o cadastramento da população no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O treinamento começou nesta sexta-feira (05) e vai ser realizado durante todas as sextas de abril. O curso visa qualificar o cadastramento para aperfeiçoá-lo com informações que tenham o mínimo de erros possíveis.

 

O CadÚnico é um instrumento que permite às famílias de baixa renda o acesso aos programas sociais federais como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros.

 

O facilitador do curso, Isaías Silva dos Santos, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a viabilidade de inserção da população nos programas sociais. 

 

“Por mais que o estado não tenha realizado a capacitação aos municípios, nós nos adiantamos para melhorar o processo de coleta desses dados para aprimorar as políticas públicas”, pontuou. 

 

 

Isaías Silva dos Santos, facilitador do curso

 

 

Entre as pessoas que participam do curso estão 2 novos cadastradores e 8 profissionais que já atuam na função, mas que estão participando de uma atualização de conhecimentos, entre eles está Maria Francisca, que atua no Eduardo Gomes. 

 

“Eu estou recebendo essa capacitação pela primeira vez e, para mim é muito importante, porque além de acolher os usuários, é preciso estar preparado para conduzir um formulário de alta complexidade, fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas”, destacou. 

 

 

Maria Francisca, cadastradora

 

 

Já Rosane Espírito-Santo atua desde 2022 fazendo cadastramento no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) São Cristóvão. Ela ressalta que, entre as novidades da formação está a adaptação dos servidores à atualização dos Códigos de Endereços Postais (CEP), que vai alterar a realidade de trabalho dos cadastradores. 

 

“Estamos aprendendo sobre ferramentas como os CEP’s das ruas e atualizando várias informações sobre o Caderno do Entrevistador, que com algumas modificações, está sendo aprimorado, para prestar um serviço ainda mais eficiente”, concluiu Rosane. 

 

Rosane Espírito-Santo, cadastradora

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.