Prefeitura realiza Aulão com alunos da rede municipal, visando as provas Saeb e Saese

14/09/2023 - 18:06 Atualizado há 8 horas



 

“Foguete não tem ré”. Foi essa a frase mais mencionada no aulão realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que começou nesta quarta-feira (13) e vai até a sexta (15), para preparar os alunos do 2º e 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal, para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). A expectativa é manter o crescimento dos alunos de São Cristóvão nos exames que avaliam a qualidade da educação básica. 

 

A secretária de educação, Deise Barroso, explica que os aulões vão continuar ocorrendo durante os meses de setembro e outubro, com uma dinâmica que permita aos estudantes aprender de forma descontraída: 

 

“Nosso objetivo é motivar os alunos, porque a avaliação externa  já traz  uma carga de responsabilidade. E nós desejamos aliviar isso. Deve ser um momento de aprendizado, mas um momento leve,  divertido para que eles se preparem para as avaliações”, pontuou a secretária. 

 

 

Deise Barroso, secretária de educação

 

 

Deise Barroso destaca também que, além dos aulões, as unidades de ensino fazem simulados semanalmente, chamados de “Simulado Foguetinho”, de língua portuguesa e de matemática. O planejamento da Semed é focar na preparação neste momento para, à medida que se aproxima dos exames, aliviar o ritmo de formação, com simulados quinzenais, para manter os alunos tranquilos para a aplicação das provas. 



A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cláudio Meireles, no povoado Rita Cacete, Joice Oliveira, ressalta que a realização dos aulões e dos simulados é determinante para preparar os alunos e identificar as necessidades de cada estudante:



“É muito importante porque  já é uma prévia do que eles vão encontrar no dia da prova. É um direcionamento assertivo e uma proposta que a gente abraçou e está dando certo. A gente está percebendo onde o aluno está com dificuldade, onde ele está avançando e trabalhando em cima dessa necessidade que o aluno não conseguiu consolidar. Dentro da unidade, nós estamos trabalhando em contraturno, oferecendo reforço, e até mesmo  aqueles alunos que estão mais avançados, estão indo dar um apoio para os alunos, que precisam se consolidar”

 

 

Joice Oliveira, coordenadora

 

Dessa forma, a gestão espera manter a tendência de crescimento do município nos exames que avaliam o aprendizado, como pontua a secretária de educação: “No último IDEB, nós saímos do 5º para o 4º lugar. Só que agora a nossa pretensão é crescer muito mais porque o que importa pra gente é ver que os alunos estão aprendendo. A nossa ideia não é nem mirar os municípios sergipanos, mas do Brasil todo, essa é a meta”, contou Barroso. 

 

 

O aulão realizado na quarta (13) contou com a presença do prefeito, Marcos Santana, que fez questão de cumprimentar os alunos presentes:

 

“Nossa maior satisfação é saber que vocês estão aprendendo, não apenas para um teste, mas para a vida de vocês. Não é um objetivo que vai terminar agora, essa preparação vai servir pra vida inteira de vocês, que são o futuro. Vocês é que vão cuidar da nossa cidade”, afirmou o gestor. 

 


Marcos Santana, prefeito

 

O secretário de infraestrutura, Júlio Nascimento Júnior, falou a importância de uma gestão colaborativa, para avançar em todas as áreas e, em especial, na educação:

 

“Vocês têm uma grande oportunidade de transformar o mundo e transformar a nossa cidade,  as condições estão sendo dadas. E eu estou aqui porque a gente está numa gestão colaborativa para continuar avançando e elevar o nível de São Cristóvão”.

 

 


Júlio Nascimento Júnior, secretário de infraestrutura (à direita)

 

 

Com a importante missão de construir o futuro da cidade, os alunos do 2º e 9º ano de todo o município tiveram a oportunidade de aprender, enquanto se divertiam. Taciane Santos, de 12 anos, do Colégio Cláudio Meireles, relata a experiência que viveu no aulão. 



“Me diverti, brinquei, comi lanche e aprendi. Na prova a nota vai ser um 10”, prometeu.  

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.