Prefeitura promove o 1º Seminário da Pessoa Idosa para discutir visibilidade e garantia de direitos

19/10/2023 - 17:46 Atualizado há 21 horas

O Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveram nesta quinta-feira (19), o 1º Seminário da Pessoa Idosa, um evento que trouxe à tona questões fundamentais relacionadas ao envelhecimento e ao bem-estar desta população. A iniciativa teve a participação efetiva das idosas assistidas pelo CRAS, com a apresentação de Samba de Coco, do grupo Flor da Idade. Além das atividades interativas e palestras, o evento proporcionou uma oportunidade valiosa para discutir desafios e soluções relacionados ao envelhecimento.

Gilzanira Nascimento Bastos, presidente do CMDPI, enfatizou a importância do primeiro seminário cujo tema foi: “O processo de envelhecer sem o estigma da invisibilidade," realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “O seminário busca destacar a relevância dos idosos como membros ativos na sociedade, evitando a invisibilidade e a ociosidade. Além de celebrar o Dia Internacional do Idoso, o evento inclui a apresentação de uma cartilha informativa elaborada pelo Conselho Municipal, abordando os direitos e questões relevantes relacionados aos idosos”, disse.

Gilzanira Nascimento Bastos, presidente do CMDPI

Lucianne Rocha, secretária da Semas, enfatizou a importância de discutir os cuidados ao idoso, não apenas no âmbito do poder público, mas também na promoção do envelhecimento saudável e na garantia dos direitos dessa população. "O processo de envelhecimento não deve ser marcado por isolamento, violência e reclusão, mas sim por uma vida ativa e participativa na comunidade, envolvendo os idosos em todas as ações do município. Por isso, devemos discutir como esse cuidado deve ser feito, com o intuito de dar visibilidade a esse público e explorar maneiras de promover um envelhecimento saudável e participativo em nossa comunidade", afirmou.

Lucianne Rocha, secretária da Semas

O prefeito Marcos Santana destacou a importância de discutir a invisibilidade das pessoas idosas e o compromisso de garantir um envelhecimento digno, valorizando suas histórias e contribuições. "Agradeço a presença de todos neste seminário tão importante para a discussão sobre a invisibilidade que a sociedade impõe à pessoa idosa e sobre as garantias de direitos dessa população. Que hoje o município possa recolher ideias para atender melhor às necessidades e assim garantir medidas, na medida do possível, que assegurem um envelhecimento saudável para a nossa população”.

Marcos Santana, prefeito

Participantes homenageados

Helena Menezes, artesã que recebe assistência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), expressou seus parabéns à gestão pelo evento. “Eu amo fazer parte de todas as iniciativas da Prefeitura, todos os eventos, brincadeiras, inclusive sou grata por fazer parte do grupo Flor da Idade que hoje traz o samba de coco. Para mim e acredito que para todos os idosos, é de suma importância sair, passear e se divertir para distrair a mente, para fortalecer a saúde mental e melhorar a nossa qualidade de vida”, detalhou.

Helena Menezes, artesã

Eliziário Pereira, pescador e membro ativo dos grupos folclóricos Caceteira e Reisado, manifestou seu entusiasmo pelo evento e pelas ações promovidas pela Prefeitura. "Estas atividades são essenciais para preencher nossas mentes, além de trazer alegria e ânimo. Manter viva a tradição cultural e promover a união na comunidade é fundamental para celebrar nossas raízes e fortalecer nossa identidade local", afirmou.

Eliziário Pereira, pescador

Convidados

Durval Andrade, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, enfatizou a importância da visibilidade dos idosos no Brasil. "Os idosos fazem parte de um segmento significativo de nossa sociedade. Com o aumento da população idosa e a diminuição de crianças, é essencial garantir uma longevidade saudável. Por isso eventos como este são vitais para dar visibilidade aos idosos, especialmente considerando a previsão de que o Brasil será o terceiro país com a maior população idosa do mundo em 2025. Políticas públicas eficazes são cruciais para proteger os direitos dos idosos", destacou.

Durval Andrade, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa

Além do presidente do Conselho Estadual, o evento contou com a participação da delegada da Delegacia Especializada de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), Maria do Socorro Sá, que aproveitou a ocasião para agradecer o convite e se colocar à disposição da população. “Muitas vezes não ocorrem situações drásticas, às vezes o idoso quer apenas conversar, ser ouvido, sem querer levar a situação à justiça. Estamos à disposição para recebê-los a qualquer momento, qualquer que seja o problema”, explicou.

Maria do Socorro Sá, delegada da DAGV

Fotos: Heitor Xavier