Prefeitura investe na infraestrutura das escolas e garante 1440 novas vagas para alunos de São Cristóvão em 2024

26/12/2023 - 18:14 Atualizado há 4 horas

Ano a ano a Prefeitura de São Cristóvão tem investido em melhorias das estruturas das escolas municipais para garantir conforto aos alunos e a equipe escolar. Desde 2017, já foram mais de R$ 20 milhões aplicados em obras de requalificação e climatização das unidades de ensino que ficam localizadas tanto nos centros populacionais, quanto nos povoados mais distantes.

Esse compromisso da gestão municipal tem resultado na ampliação do número de vagas disponíveis para novos alunos, proporcionando mais oportunidades de acesso à rede municipal de ensino. Para o ano de 2024, o município garante 1440 novas vagas, fruto dos investimentos contínuos em infraestrutura educacional. Essa iniciativa visa atender a crescente demanda por ensino de qualidade, além de assegurar que nenhum aluno fique fora da sala de aula devido à falta de espaço.

Cinco instituições de ensino tiveram um número significativo de vagas ampliadas para o ano de 2024 por conta da requalificação em suas estruturas. No bairro Rosa Maria, a EMEF Prof. Izidória Mendes Cruz dobrou o número de matrículas após a ampliação, saindo de 400 para 800 vagas.

Outras duas escolas que estão com obras de ampliação em execução, mas que já têm garantido o aumento de vagas são as EMEF Dr. Martinho Oliveira Bravo, no Rosa Elze, e Ruth Dulce, no bairro Marcelo Déda. Na primeira delas, o investimento de mais de R$ 500 mil na construção de novas salas e outros espaços do prédio possibilitou a oferta de 39,6% a mais no número de matrículas. Já na EMEF Ruth Dulce, a capacidade de matrícula foi ampliada em 87,6%, saindo de 274 para 514 vagas. Nela, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está investindo mais de R$ 600 mil na construção de novos espaços.

Além destas escolas, o município também investiu em outros dois espaços que contribuirão significativamente no que diz respeito ao atendimento da demanda de alunos na região do Grande Rosa Elze: EMEF Agnaldo Silva Santana e EMEI Ducilene Teixeira Almeida.

Situada no bairro Várzea Grande, a EMEF Agnaldo Silva Santana estava inativa, e agora, após grande reforma, irá garantir aos estudantes da região a oportunidade de frequentar uma instituição educacional em sua própria localidade, sem necessidade de deslocamento para escolas mais distantes. Nela foram investidos cerca de R$ 800 mil para receber 240 alunos.

Já no bairro Tijuquinha, a EMEI Ducilene Teixeira Almeida é outro exemplo deste trabalho da gestão municipal para garantir o acesso dos pequenos às instituições de ensino. Na obra, que é fruto de contrapartida com a Laredo Urbanizadora, serão 200 crianças atendidas.

Projeto da EMEF Agnaldo Silva Santana

A secretária municipal de educação, Deise Barroso, enfatizou que as obras nas unidades de ensino têm o objetivo de garantir um espaço adequado para um processo de ensino-aprendizagem qualificado. Segundo ela, as recentes ações nos prédios buscam ampliar o número de vagas na rede municipal para os estudantes, principalmente aqueles que residem na Grande Rosa Elze, onde a demanda é maior.

“A necessidade de mais obras de ampliação na região do Rosa Elze nasce da demanda existente. Com o crescimento populacional as demandas estão crescendo cada vez mais. Por isso, nós estamos investindo nas estruturas das escolas para que possamos ampliar a oferta de vagas, e assim nenhum aluno de São Cristóvão fique fora da sala de aula devido à falta de espaço”,  explicou a secretária.

Deise Barroso, secretária de educação

Crescimento expressivo em sete anos

Os dados levantados pela Semed mostram que os investimentos feitos nas estruturas das escolas desde 2017 têm sido efetivos no que diz respeito ao aumento do número de novas vagas. Para se ter ideia, em 2016 o número de matrículas realizadas na Educação Infantil era de 1579. Já neste ano, foram 2261 vagas, ou seja, um crescimento de aproximadamente 44% em sete anos.

Quando se trata das creches esse número é ainda maior. Em 2016 eram apenas 72 vagas ofertadas para os pequenos sancristovenses. Já em 2023 foram 700 vagas disponibilizadas, um aumento de 10 vezes.

No geral, São Cristóvão teve um crescimento de 37% no número de matrículas desde 2016. À época, antes da atual gestão assumir, eram 6191 vagas ofertadas, enquanto em 2023 foram 8469.

Matrículas abertas

A Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão segue com as matrículas abertas para o ano de 2024. As etapas das matrículas confirmadas e dos egressos foram realizadas até a última semana, e a partir desta terça-feira (26) até o dia 02 de fevereiro, é a vez dos estudantes que desejam ingressar na Rede.

As matrículas serão realizadas pelo estudante, quando maior, ou pelo responsável legal, quando menor, no horário das 08h às 16h. No ato da matrícula o estudante maior de idade ou o responsável legal deverá apresentar os seguintes documentos: ficha de matrícula disponibilizada pela escola, constando, inclusive, informação acerca da utilização do transporte escolar; registro civil ou identidade; comprovante de residência; documento de escolaridade, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental; termo de responsabilidade; cartão do SUS; cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3x4, quando necessário.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos