Prefeitura entrega 130 certificados de conclusão dos cursos na Casa de Costura Dona Zil e Cresan

28/11/2023 - 14:51 Atualizado há 2 dias



Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), celebrou a entrega de certificados para 130 participantes dos cursos oferecidos na Casa da Costura Dona Zil e no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). O evento contou com a presença não apenas dos formandos, mas também de secretários e parceiros que desempenharam papel fundamental na realização dessa iniciativa.

 

 

Dentre os cursos ofertados na Casa de Costura, destacaram-se o crochê básico e intermediário, bordado básico e intermediário, corte e costura, costura básica e costura criativa. Já no Cresan, os alunos foram certificados nos cursos de bolos, doces regionais e pães caseiros. Na abertura do evento, todos tiveram a oportunidade de apreciar um desfile no qual as peças em destaque foram confeccionadas pelas alunas ao longo do curso de costura e bordados. 

 

 

 

Na ocasião, o prefeito Marcos Santana parabenizou os formandos, agradeceu aos parceiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), e destacou a importância desses cursos para a capacitação profissional e o desenvolvimento da comunidade. 

 

Marcos Santana, prefeito

 

“Estamos aqui para celebrar mais uma ação da Semas, que enfrenta desafios constantes, mas não mede esforços para disponibilizar recursos para formações e espaços de convivência. A parceria com o SENAC e a Universidade Federal de Sergipe é fundamental. Agradeço a todos os envolvidos por tornarem realidade a nossa vontade de transformar São Cristóvão em um lugar melhor para se viver. Parabéns aos participantes dos cursos, e continuaremos trabalhando para realizar mais sonhos", afirmou o prefeito.

 

A secretária da Semas, Lucianne Rocha, também fez questão de enaltecer o esforço dos participantes e ressaltar o compromisso da prefeitura. "Hoje certificamos alunas em cursos oferecidos por nossos equipamentos e pelo Senac, abrangendo diversos públicos. Os cursos do Cresan, com foco em alimentação, preferencialmente para o público do Tá na Mesa, foram realizados nas comunidades, buscando qualificar e profissionalizar. Destacamos também os cursos realizados na Casa da Costura, ampliando as oportunidades de aprendizado. Esses cursos ocorreram em todos os turnos, garantindo participação sem conflito com os horários de trabalho das alunas", destacou Lucianne. 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas

 

Parceiros

 

A cerimônia também contou com a presença da professora da Universidade Federal de Sergipe, Rosane Bezerra Soares, do departamento de artes visuais e design. Rosane elogiou a diversidade e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos formandos. “Valorizo imensamente a iniciativa da Universidade de se desvincular do ambiente acadêmico e se conectar diretamente com a comunidade. Agradeço à Prefeitura por nos proporcionar essa oportunidade de ampliarmos nosso alcance para além dos limites acadêmicos. A parceria é essencial, e este evento marca o início de uma colaboração que permitirá que as alunas expressem plenamente suas habilidades e potenciais", declarou.

 

Rosane Bezerra Soares, professora da UFS

 

O diretor adjunto do Senac, Manuel Leal, parceiro fundamental na realização desses cursos, também prestou homenagens aos formandos e reforçou o compromisso da instituição em continuar apoiando iniciativas que promovam a capacitação profissional. “É uma honra estar aqui com a missão de educar para o trabalho, entregando os certificados para essas quatro turmas: costureiro; básico de costuras e acabamentos; pães caseiros e artesanais, além de bolos e doces regionais. Agora todos os integrantes estão preparados para o mercado de trabalho ou para empreender. O Senac estará sempre de portas abertas para o município de São Cristóvão, e com certeza vai gerar ótimos frutos”, disse.     

        

Manuel Leal, diretor adjunto do Senac

 

 

Formandas

 

A artesã Gilvânia Silvestre, aluna do curso de bordado, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar suas habilidades. “A experiência foi enriquecedora, proporcionando aprendizado em diversas formas. Além do bordado, que é uma arte que me encanta, tive a oportunidade de adquirir mais conhecimento, além da oportunidade de interagir com outras pessoas. Para além do aumento das possibilidades financeiras e o aperfeiçoamento profissional, o curso foi uma terapia para muitas mulheres, proporcionando benefícios sociais e psicológicos. A parceria com a prefeitura e o Senac é fundamental, e estamos ansiosos por outros cursos”, detalhou. 

 

Gilvânia Silvestre, artesã

 

 

Evilane Sucupira, técnica de enfermagem e aluna do curso de bolos e do curso de crochê, compartilhou sua alegria ao concluir o programa. "O curso de crochê foi muito produtivo para mim. Certamente, vou aplicar todo o aprendizado adquirido. Além disso, participei do curso de bolos e salgados regionais oferecido pela Prefeitura. Minha paixão pela culinária foi aprimorada, e agora me sinto mais capacitada. Conheci diversas mulheres da cidade que também participaram das turmas. Sou profundamente grata à Prefeitura pela oportunidade proporcionada", destacou.

 

Evilane Sucupira, técnica de enfermagem

 

 

Fotos: Heitor Xavier