Prefeitura e representantes da sociedade civil discutem realização da 1ª Parada LGBTQIAPN+ de São Cristóvão

11/08/2023 - 14:16 Atualizado há 3 dias

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Paola Santana, e a coordenadora de políticas para as pessoas LGBTQIAPN+ , Sandra Sena, receberam na manhã da última quinta-feira (10), representantes da sociedade civil para discutir a realização da primeira Parada LGBTQIAPN+ de São Cristóvão.

Durante a reunião, os representantes puderam expressar suas ideias e expectativas para o evento. Foram debatidos temas como a programação do desfile, a segurança dos participantes, a conscientização sobre saúde LGBTQIAPN+ e a criação de um ambiente inclusivo e acolhedor. Além disso, foi apresentada a data do evento que deve ocorrer no dia 21 de outubro, com saída do trio do pórtico Centro Histórico até a Estação Ferroviária, local onde acontecerão as apresentações culturais. Também foi discutido o possível tema da Parada, sendo ele, “Cidade Mãe de Todes”.

De acordo com o organizador da Parada, Leandro Santos, conhecido popularmente como Bebel, o intuito do encontro junto aos representantes da Prefeitura foi buscar apoio estrutural e logístico para a celebração. “Sou filho da cidade e vejo que a Parada acontece em vários municípios sergipanos, mas ainda não temos em São Cristóvão. Por isso, viemos hoje dialogar com a Prefeitura para buscar esse apoio para que o evento aconteça. Nosso objetivo é fazer com que a Parada seja mais que uma simples festa, queremos que seja um momento de empoderamento e luta por direitos iguais”, afirmou.

Organizador da Parada, Leandro Santos, conhecido popularmente como Bebel

A coordenadora de políticas para as pessoas LGBTQIAPN+  da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sandra Sena, explicou que “a iniciativa é da sociedade civil, partindo do pressuposto que eles são os protagonistas e estão à frente do evento. A gestão municipal vai entrar com apoio estrutural e com algumas atrações, sendo a maioria delas, artistas locais”, explicou.

Coordenadora de políticas para as pessoas LGBTQIAPN+ Sandra Sena

A diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana, destacou a importância do encontro e desse evento para a cidade. "Entendemos que a realização da primeira Parada LGBTQIAPN+ de São Cristóvão é um passo fundamental para promover a aceitação e a celebração da diversidade que enriquece nossa sociedade. Faremos o possível para dar o suporte necessário, dentro das nossas possibilidades, assim como acontece em outros tantos eventos que apoiamos na cidade".

Diretora-presidente da Fumctur, Paola Santana

Fotos: Heitor Xavier