Prefeitura de São Cristóvão, TCE e CGU dialogam em prol da melhoria da educação na Rede Municipal

23/08/2023 - 13:49 Atualizado há 1 hora

Aconteceu na manhã da última terça-feira (22), mais uma reunião do Pacto pela Educação entre representantes do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Controladoria Geral da União (CGU) em Sergipe, Prefeitura de São Cristóvão e de outros cinco municípios, que, assim como a Cidade Mãe, se destacaram no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O encontro teve como objetivo discutir ações em prol da melhoria da educação nas cidades sergipanas, e na oportunidade, a coordenadora do Pacto pela Educação, a conselheira Susana Azevedo, reafirmou o empenho dos órgãos fiscalizadores, com seu papel orientativo junto aos jurisdicionados. “Essa reunião foi muito produtiva e sem dúvidas a união dos órgãos controladores é de suma importância para ajudar os gestores municipais e estaduais”.

Na ocasião, o superintendente da CGU em Sergipe, Bruno Fabiano Soares de Oliveira, se colocou à disposição para auxiliar os municípios no que for necessário. “Esse foi o principal evento do ano para a CGU em Sergipe, porque estamos com uma nova relação junto ao TCE e nos aproximando dos gestores. Isso faz com que evitemos situações indesejadas e que podem ser corrigidas com uma nova orientação. Acredito muito no caráter pedagógico junto aos gestores, e nós já estamos desenvolvendo uma agenda com capacitações para os municípios”, declarou.

Superintendente da CGU em Sergipe, Bruno Fabiano Soares de Oliveira

Durante sua fala, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, parabenizou os órgãos pela iniciativa da reunião e destacou os avanços que a Cidade Mãe vem tendo nos últimos anos na educação. “Me sinto muito alegre em estar presente nesta reunião, principalmente por ter São Cristóvão reconhecido como um município que possui um cuidado especial com a educação. Nós tivemos um avanço significativo nos últimos anos, onde saímos da 49ª colocação no Ideb para a 4ª posição. Queremos cada vez mais evoluir, tendo o cuidado de que nossas ações sigam os ditames da lei”, afirmou o gestor municipal.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

A reunião ainda serviu para reforçar que os 29 municípios sergipanos que possuem obras paralisadas na área da educação, têm até o próximo dia 10 de setembro para aderirem ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica. São Cristóvão não está entre estes municípios.

Cartilha

Ainda durante a reunião, foi feita a apresentação da cartilha “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania – UPT”, um programa da CGU que é resultado de parceria com o Instituto Mauricio de Souza.

A cartilha será entregue aos municípios que estiveram presentes na reunião, para que seja utilizada nas escolas e tem como objetivo desenvolver conceitos de autoestima, solidariedade, respeito e tolerância, inclusão, democracia e combate ao bullying, desenvolvendo assim um ensino-aprendizagem colaborativo no sistema de ensino público, com foco nos estudantes do Ensino Fundamental I.

A secretária municipal de Educação, Deise Barroso, destacou que a Rede de Ensino de São Cristóvão já havia trabalhado em outros anos com o material e elogiou a qualidade do conteúdo. “Nós já utilizamos esse material com os 5º anos, em formas de gibis, fizemos um trabalho de preparação com os alunos e ao final fizemos concursos de cartazes a partir deles. É um material muito bom e sem dúvidas será mais uma vez bem utilizado em nossa Rede”.

Secretária municipal de Educação, Deise Barroso