Prefeitura de São Cristóvão reforça atuação no combate ao  Zikavírus e alerta população sobre a doença

23/06/2021 - 11:57 Atualizado há 18 horas

A prefeitura de São Cristóvão, através da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, tem atuado de maneira intensa no combate ao Zikavírus após registros recentes de casos no município. As equipes de vigilância ambiental têm realizado ações educativas e de bloqueio nas áreas onde foram detectados casos de zikavírus, com o controle mecânico de possíveis criadouros, incluindo tratamento e eliminação de focos, coleta e identificação de larvas e controle químico do mosquito adulto através de nebulizador costal. Além disso, as equipes de saúde da família têm realizado a busca ativa de novos pacientes suspeitos para a realização de exames.

Ação dos agentes de endemias do município

Em 2020, foram notificados quatro casos de zikavírus no município e em 2021, somente em junho já foram cinco casos confirmados. Os cinco casos são os únicos notificados no ano, mas já é um indicativo de alerta para a Vigilância em Saúde.

“O Zikavírus está circulando e precisamos conter o mosquito transmissor. Essa é a proposta da nossa campanha educativa, evitar o acúmulo de água e para isso precisamos da ajuda de todos. É importante saber que cerca de 90% dos locais onde encontramos larvas do Aedes aegypti em São Cristóvão estão dentro das residências, principalmente em lavanderias que estão acumulando água”, explica Elis Correia, coordenadora de vigilância ambiental em saúde do município.

Beatriz Costa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade da população ficar atenta ao diagnóstico precoce, principalmente em relação a gestantes e crianças, e para a observação das formas de prevenir a doença. “Ainda não existe vacina contra o zikavírus. A principal maneira de se prevenir é tentar interromper a cadeia de reprodução do vetor da doença, que é o mosquito Aedes Aegypt, evitando o acúmulo de água parada e utilizando repelentes para impedir as picadas”, enfatiza ela.

Os principais sintomas do Zika Vírus são:

• Febre.
  • Erupção cutânea.
  • Dor de cabeça.
  • Dor articular.
  • Conjuntivite (olhos vermelhos).
  • Dor muscular.

Em caso de sintomas, o indivíduo deve procurar uma equipe de saúde para avaliação, notificação e posterior realização de exames.

Fotos: Heitor Xavier