Prefeitura de São Cristóvão realiza Intercâmbio Cultural Gastronômico no próximo dia 27

21/07/2023 - 15:24 Atualizado há 1 dia

No próximo dia 27 de julho no Centro de Referência e Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado na Praça do Carmo - Centro Histórico de São Cristóvão - acontecerá o Intercâmbio Cultural/Gastronômico. O evento faz parte das iniciativas da gestão municipal em proporcionar a valorização cultural e de tornar visível talentos da terra, sendo, desta vez, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

É relevante mencionar que, no dia 25 de julho, foi designado como o "Dia Nacional de Tereza de Benguela" e o "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha", por meio da Lei Nº 12.987/2014. Em celebração a essa data, a Semas promoverá este evento com o objetivo de proporcionar uma troca de saberes culinários e experiências entre mulheres negras provenientes de comunidades tradicionais sergipanas, que atuam no ramo da culinária com uma perspectiva afroempreendedora. A ação reunirá mulheres marisqueiras de São Cristóvão, conhecidas como "Filhas do Mangue", e mulheres da Sociedade de Culto Afro "Filhos de Obá", de Laranjeiras.

Além da troca do saber culinário, o espaço servirá para o compartilhamentos de desafios, superações e metas de vida, como aponta a diretora da Diretoria de Direitos Humanos da Semas, Ana Carolina Trindade. “É um ambiente para que essas mulheres, também, troquem estratégias de superação de desafios. São mulheres, mães, avós, chefes de famílias que mantêm financeiramente suas casas, e este evento é mais uma oportunidade de geração de renda para elas".

Ana Carolina Trindade, diretora de Direitos Humanos da Semas

A partir das 8h os grupos culinários estarão em contato no local e, posteriormente, os resultados dessa troca de experiências gastronômicas serão comercializados durante o evento de encerramento das atividades do mês de julho da Diretoria de Direitos Humanos. Este encerramento ocorrerá na Praça do Carmo e incluirá atividades culturais a partir das 11h com a venda de vouchers no valor simbólico de R$20 reais.

O cardápio do evento incluirá pratos como Moqueca, Fritada de mariscada com arroz e vinagrete, Caruru e Caranguejo Recheado. Será uma oportunidade única para degustar essas iguarias e prestigiar o talento culinário das mulheres afroempreendedoras da região.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier