Prefeitura de São Cristóvão participa da XIV Conferência Estadual de Assistência Social

21/10/2021 - 13:01 Atualizado há 1 hora

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Cristóvão (Semast), está participando da XIV Conferência Estadual de Assistência Social, que no ano de 2021 apresenta o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento está sendo realizado de forma remota, durante os dias 20 e 21, e é organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A conferência é importante para a legitimação e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma vez que é o controle social que possibilita a transparência e o bom funcionamento de programas e serviços da Assistência Social. De acordo com André Dória, diretor de planejamento da Semast e vice-presidente do conselho municipal de assistência, a conferência vai buscar definir as políticas de assistência no contexto estadual com a importância devida. “A participação de São Cristóvão vai ser, junto com os demais municípios do nosso estado, defender a política de assistência e a sua efetivação de forma pública, que é direito do usuário e que deve ser garantido pelo Estado”, disse André.

“Nós estamos vindo de um cenário atípico, onde atualmente o município tem tido um papel muito mais preponderante, principalmente do ponto de vista do financiamento, por conta da redução dos investimentos feito pelo Governo Federal nas políticas assistenciais. Nessa etapa estadual, nós vamos cobrar que o Governo Estadual seja mais participativo também na questão do financiamento, cumprindo o dever do co-financiamento”, finalizou André.

Segundo a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdirene Tavares, o evento estadual serve também para apresentar as demandas específicas do município. “É através dessa conferência que os nossos delegados levam as demandas e solicitações, para que possam ser votadas e encaminhadas para a Conferência Nacional. Caso sejam selecionadas, elas trarão benefícios para o nosso município”, explicou a presidenta.

Fotos: Heitor Xavier