Prefeitura de São Cristóvão entrega protetores faciais para Agentes Comunitários de Saúde

05/06/2020 - 19:02 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou 130 máscaras protetoras faciais (face shield) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nesta sexta-feira (5). Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram distribuídos aos profissionais de todas as Unidade de Saúde do município, que estão na linha de frente do enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19).

“Os protetores faciais fazem parte dos EPIs que nós já víamos providenciando. Não haviam sido entregues por conta das questões, exclusivamente, do fornecedor. Finalmente, hoje conseguimos e estamos fazendo a entrega de maneira a garantir proteção de todos os trabalhadores que estão na linha de frente no combate à Covid-19.”, afirma o prefeito Marcos Santana.

O protetor diminui o risco de contaminação criando uma barreira física contra gotículas. Na pandemia, o uso do escudo junto com as máscaras garantem a segurança dos profissionais. “O uso do protetor facial é de suma importância com a problemática que estamos vivenciando nesses últimos dias. Com esse novo aparelho de trabalho, estaremos bem mais protegidos de micropartículas que podem ser liberadas pela população nas nossas visitas diárias à domicílio. Acredito que não só eu, como também os demais, se sentirão mais protegidos.”, disse a ACS da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Santa Rita, Vitória Silva.

A ACS da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueiroa, Claudionete de Melo, destacou a relevância dessa entrega. “É importante, porque desta forma estamos nós protegendo e também os nossos pacientes. Nesse momento, estamos com a meta de finalizar 750 cadastros até o dia 26 de junho e com a entrega desse EPI, ficamos mais tranquilas para realizar o cadastramento da população.”

Fotos: Heitor Xavier e SMS