Prefeitura de São Cristóvão é premiada em duas categorias do Prêmio Cidades Sustentáveis

20/06/2023 - 21:45 Atualizado há 1 dia



 

Com o objetivo de reconhecer as boas práticas promovidas pelas gestões municipais, o Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030 foi  realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, com o apoio do Projeto CITinova, durante a Virada ODS em São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho.  Entre as cidades premiadas está São Cristóvão, que recebeu o reconhecimento em duas categorias. 



Na categoria econômica, o município ficou com o 1º lugar entre os municípios pequenos com o Programa Diálogos, Diversidade e Inclusão - Reduzindo as Desigualdades para População LGBTQIA+, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas). 

 

 

 

 

 

A coordenadora de políticas para as pessoas LGBTQIAPN+ da pasta, Sandra Sena, destaca que, desde que recebeu a missão de construir ações  para esse público, o objetivo é reduzir as desigualdades que afetam essas pessoas e garantir um atendimento humanizado, capaz de reparar os danos causados pela LGBTfobia 

 

“Sabemos que é grande a evasão escolar dos jovens que se identificam ou se expressam enquanto LGBTQIA+,  não apenas pela rejeição familiar, mas também pela violência sofrida na própria escola. Na saúde, muitas vezes por não receber o tratamento adequado, essas pessoas, principalmente as trans, desistem desse atendimento. Assim também serve para outros serviços e o mercado de trabalho. Essas pessoas precisam ser aceitas pela sociedade, que todos os vejam como parte integrante de um município que respeita seus direitos”, pontuou.

 

 


Sandra Sena, coordenadora de política LGBTQIAPN+ da Semas

 

 

O Prêmio Cidades Sustentáveis busca incentivar o cumprimento das 169 metas e 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, um plano de ação elaborado pela ONU em 2015, visando orientar um crescimento sustentável em todo o planeta.  

 

Para isso,  a premiação é dividida em quatro categorias, além da econômica são reconhecidas iniciativas nos âmbitos ambiental, de governança e social. Nesta categoria São Cristóvão foi reconhecida com o 3º lugar entre os municípios pequenos, com o Centro de Referência de Segurança Alimentar (Cresan). 

 

O centro, também vinculado à Semas, é o primeiro desse tipo em Sergipe e o segundo no nordeste. O objetivo é  contribuir na redução da fome e da insegurança alimentar e nutricional, por meio da garantia do acesso a uma alimentação adequada às famílias em situação de vulnerabilidade social de São Cristóvão; além de promover a inclusão social, por meio de oficinas que visam o bem estar e o aprendizado de atividades que viabilizem autonomia financeira. O Cresan  também é um espaço para o diálogo entre a população e o Poder Público.

 

 

 

 

 A maior parte dos alimentos distribuídos pelo programa são adquiridos da agricultura familiar, beneficiando produtores de todo o município. Atualmente o centro atende mensalmente cerca de 1200 usuários, de mais de 260 famílias, impactando de forma positiva a vida desse público, como explica coordenadora de segurança alimentar e nutricional, Winnie Correia: 



“A gente se empenha muito para  esse reconhecimento acontecer e sabemos a importância disso para a nossa população. É o primeiro equipamento desse tipo no estado e concentra todas as ações de segurança alimentar, mas nós temos conseguido chegar às famílias que precisam desse serviço’, ressaltou. 

 

 

Winnie Correia, coordenadora de segurança alimentar e nutricional

 

 

Para Lucianne Rocha, secretária de assistência social, os prêmios são um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela gestão municipal: “Nosso objetivo é desenvolver  projetos que prezam pelo bem-estar e pela melhor qualidade de vida da população, sempre  observando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E esse prêmio é um reconhecimento desse trabalho”, celebrou.  

 

 

Lucianne Rocha, secretária de assistência social

                                     

                                                                           

Segundo o prefeito Marcos Santana, o prêmio deve ser celebrado como uma coroação dos projetos desenvolvidos mas também ser utilizado como inspiração para continuar desenvolvendo um trabalho capaz de atender as demandas da população:

 

“O nosso objetivo é sempre o de atender a cada uma das necessidades do nosso povo, construindo um desenvolvimento sustentável e humano. Por isso, uma premiação como essa é muito importante, porque indica que estamos nos caminho certo, mas também nos motiva a continuar trabalhando cada dia mais, em favor da população da nossa cidade”, concluiu. 



Marcos Santana, prefeito


 

Cidade Mãe, reconhecida desde 2019

 

Esta é a segunda vez que o Prêmio Cidades Sustentáveis reconhece as boas práticas promovidas pela Cidade Mãe. Em 2019 São Cristóvão foi premiada em duas categorias entre as cidades pequenas: 

 

O município conquistou o 1º lugar na categoria Acesso a Serviços com o programa Águas de São Cristóvão, que realiza a implantação de poço tubular para abastecimento de água em povoados, desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae -, em parceria com o Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe -Cohidro. 

 

Já o projeto São Criativos conquistou o segundo lugar na categoria Desigualdade Econômica, fomentando a economia criativa. A iniciativa é uma  parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Secretaria de Assistência Social (Semas)  e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).  

 

 







Fotos: Heitor Xavier e Jhonny Oliveira.