Prefeitura de São Cristóvão e Fapese formalizam convênio para elaboração de diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município

01/11/2023 - 17:55 Atualizado há 3 dias



 

Nesta quarta-feira (01), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), formalizou um convênio junto com a Federação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). Este acordo estabelece uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para conduzir um diagnóstico abrangente da situação das crianças e adolescentes no município. O objetivo deste projeto é fornecer dados reais e sinceros que serão fundamentais na formulação de políticas públicas. 

 

 

 

 

Segundo a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, é um trabalho muito importante, pois terá a capacidade de fornecer um retrato preciso da realidade das crianças e adolescentes de São Cristóvão, baseado em informações sólidas e na análise do território. Este diagnóstico será um recurso essencial para orientar a melhoria das políticas públicas destinadas à proteção integral da infância e da adolescência. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

 

 

“É um diagnóstico que vai abordar os principais direitos da Criança e do Adolescente, que é o direito à saúde, à educação, à vida, à dignidade, à convivência familiar e isso vai auxiliar todos os gestores que têm como objetivo garantir a proteção integral de criança e adolescente”, ressalta Lucianne. 

 

Para Edson Luiz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Cristóvão, a iniciativa representa um avanço muito grande em relação à proteção e garantias para crianças e adolescentes. “Hoje nós assistimos aqui em São Cristóvão a assinatura de um convênio para elaborar um diagnóstico, um estudo, um relatório de toda a realidade da criança e do adolescente do município. Assim sendo, nós teremos toda a experiência para um trabalho eficiente, não somente aqui e agora, mas por décadas, para que São Cristóvão seja não só o município histórico, mas o município da família”. 

 

 

Edson Luiz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

 

 

A parceria entre a Prefeitura e a Fapese demonstra o compromisso das instituições em promover o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes da cidade. O presidente da Fapese, Carlos Garcia, ressalta o papel da instituição no projeto. “Seremos encarregados de gerenciar os recursos, fazer os pagamentos, fazer a contratação, tudo o que for necessário para o desenvolvimento do projeto, para que os pesquisadores possam desenvolvê-lo da melhor maneira possível”. 

 

 

Carlos Garcia, presidente da Fapese

 

 

Em seu momento de fala, o prefeito Marcos Santana, enfatiza que o convênio não apenas sinaliza um passo importante para a proteção infantil, mas também reforça a importância da colaboração entre o setor público e as instituições de ensino superior na busca por soluções baseadas em evidências. “É muito importante essa aproximação e a participação da UFS em iniciativas para o nosso município, nos orgulha a universidade ser em nosso território e também essa relação com a gente. Essa assinatura de hoje é muito importante, é um laço para a realização de um trabalho essencial para que possamos nos planejar bem, o diagnóstico dos nossos problemas é muito importante, saber deles nos permite organizar e nortear a criação de políticas públicas”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

Fotos: Dani Santos