Prefeitura de São Cristóvão abre edital para o Programa Jovem Aprendiz

13/12/2022 - 14:44 Atualizado há 13 horas

Com o intuito de promover incentivo para que adolescentes ingressem no primeiro emprego, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), divulgou edital para a contratação temporária e cadastro de reserva de estudantes do município que queiram se inscrever no Programa Jovem Aprendiz Trabalhador e tenham de 14 a 23 anos de idade.

De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas e serão ofertadas sete vagas para início imediato e cadastro de reserva até a 50ª colocação. O contrato será por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e para os que se inscreverem aos 23 anos, o vínculo poderá se estender até completarem 24, uma vez que o contrato tem a duração de dois anos. Os selecionados irão trabalhar por 04 horas no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, com a remuneração de um salário-mínimo proporcional à carga horária estabelecida para Jovem Aprendiz.

De acordo com a secretária da SEMAS, Lucianne Rocha, “a implantação do programa Jovem Aprendiz se deu a partir da criação de uma lei municipal que institui a lei da aprendizagem aqui no município de São Cristóvão e a Secretaria de Assistência está responsável todo esse processo de seleção e de acolhimento desses jovens. Nós estabelecemos uma parceria de contratação com CIEE, que é uma instituição reconhecida nacionalmente que garante a aprendizagem além de assegurar que o jovem exerça uma função de trabalho de forma protegida e com uma renda que muitas vezes faz diferença no âmbito familiar”, explicou.

Lucianne Rocha, secretária da SEMAS

A secretária ainda acrescentou que 30% das vagas priorizam adolescentes acolhidos em entidades assistidas pelo município e que o Programa conta com dois projetos: “um na área administrativa, onde jovens serão formados para desenvolver habilidades neste âmbito e na área do turismo, tendo em vista a característica do nosso município. Então a aprendizagem acaba sendo uma oportunidade para mudar a vida de muitos jovens que por vezes largam os estudos e se tornam responsáveis pelo sustento familiar. Neste caso a aprendizagem não atrapalha o desenvolvimento educacional e ainda proporciona um futuro melhor”, afirmou.

Inscrições

A contratação terá o período de dois anos e as inscrições podem ser realizadas do dia 21 a 23 deste mês, das 09h às 14h, diretamente no Paço Municipal, localizado na Praça São Francisco e neste mesmo horário na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, localizada na Rua Horácio Souza Lima, 148, no bairro Rosa Elze. É imprescindível que os candidatos fiquem atentos aos requisitos mínimos e à documentação necessária para cada faixa etária, além da documentação exigida para os responsáveis.

Para ter acesso a todas as etapas e critérios para a seleção dos jovens e adolescentes, basta consultar o Edital no site da Prefeitura ou clicar aqui.

Fotos: Heitor Xavier