Pré-Conferência municipal reúne comunidades para discutir Insegurança Alimentar e Nutricional

04/08/2023 - 15:05 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), promoveu nesta quinta-feira (03) a primeira pré-conferência para discutir sobre segurança alimentar e nutricional com as comunidades locais. O encontro aconteceu no acampamento Nossa Senhora D’ajuda e reuniu membros da associação de pequenos agricultores do povoado Cabrita, representantes da Semas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pré-conferência foi apenas o primeiro passo em direção à próxima pré-conferência que será no dia 15 e à Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá no dia 25 deste mês. “Nessa próxima etapa, as discussões serão aprofundadas, e as propostas apresentadas serão levadas em consideração na formulação de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional no município. Essas ideias serão levadas à Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá posteriormente para aprofundar as discussões e consolidar políticas públicas efetivas”, destacou Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar da Semas.

Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar da Semas

Ela ainda enfatizou a importância da participação das comunidades no processo de formulação de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar. “Estamos começando com as pré-conferências municipais de segurança alimentar e dia 15 teremos outra. Este é o momento para que a gente possa discutir a segurança alimentar, ouvir a população.  É fundamental ouvir as vozes das pessoas diretamente afetadas por essa questão para que possamos elaborar estratégias mais efetivas e inclusivas e a partir daí saber o que  eles querem de ação, de programas, o que podemos melhorar dentro do que já temos feito, para garantir uma alimentação saudável e de qualidade,", afirmou.

O presidente da associação, José Roberto, expressou sua satisfação em sediar o evento e compartilhou as dificuldades enfrentadas pela comunidade. "Nós, agricultores familiares, temos a responsabilidade de alimentar nossa população e, ao longo do tempo, enfrentamos obstáculos para produzir e comercializar nossos produtos. Contudo, com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), agora temos acesso a alimentação de qualidade e cestas básicas, o que tem sido de grande benefício para nós produtores também”, pontuou.

José Roberto, presidente da associação de pequenos agricultores do povoado Cabrita

A representante da comissão da associação, Jielza Correia, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a comunidade e as entidades governamentais. “No momento em que precisamos tirar o Brasil do mapa da fome, os conselhos de segurança alimentar e nutricional cumprem exatamente com o seu papel, onde a sociedade unida com o governo e instituições lutam para que seja sanada essa vulnerabilidade alimentar. Por isso é importante o que o município vem fazendo através dos programas, porque nos dá a oportunidade de produzir com mais qualidade com esse apoio técnico e com as capacitações com os técnicos do município ", afirmou.

Jielza Correia, representante da comissão da associação

Além disso, a presença da apoiadora institucional das unidades da zona rural, Ariadne da Silva Santos, representando a parceria com a saúde, reforçou a relevância de abordar a insegurança alimentar como um problema de saúde pública. "A política de segurança alimentar permeia as políticas de saúde e assistência, que se unem nessa militância. É muito importante essa parceria porque as equipes de saúde da família estão no território, elas identificam a realidade local e vêem de perto, por meio das visitas dos agentes a realidade dos que precisam das políticas instituídas, se estão em segurança alimentar ou não", explicou Ariadne.

Ariadne da Silva Santos, apoiadora institucional das unidades da zona rural

Fotos: Dani Santos