Ouvidoria da saúde de São Cristóvão: saiba como funciona e quando acionar este canal

21/07/2022 - 13:36 Atualizado há 19 horas



A Ouvidoria Pública é o canal de comunicação entre o cidadão e a administração e tem por objetivo a melhoria contínua dos serviços públicos prestados. Ela busca garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

 

Em São Cristóvão a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal do usuário da rede de saúde no que refere a questões pertinentes a reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações de serviços prestados na rede, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Caps, Urgência 24h, Centros de Especialidades, Regulação e demais serviços da saúde. 

 

 

A Ouvidoria da SMS pode ser contatada pelo telefone (79) 9898-7547 (whatsapp) e também por internet através do email  ouvidoria.saude@saocristovao.se.gov.br

 

 

 

 

Como funciona uma Ouvidoria

 

As ouvidorias são conhecidas como uma das últimas instâncias de atendimento para resolver incidentes entre a gestão e a população. Geralmente a ouvidoria da saúde é acionada quando o cidadão não consegue um atendimento que considere adequado ou satisfatório referente a um serviço da Rede de Saúde do município, ou quando possui alguma dúvida sobre determinado serviço prestado. Mas a ouvidoria vai além disso.

 

 

 “As Ouvidorias do SUS são um instrumento de participação social, unidades estratégicas para a gestão. E a Ouvidoria da Secretaria de saúde de São Cristóvão não é diferente. Somos um instrumento que possibilita o diálogo entre a população e a gestão para o fortalecimento da qualidade nos serviços de saúde”, explica Renata Pereira, ouvidora da saúde em São Cristóvão.

 

 

O que relatar à ouvidoria da saúde

 

De forma geral, as demandas recebidas pela ouvidoria são classificadas entre reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações. Saiba a que se refere cada uma:

 

 

 

 

 

Ao encaminhar sua manifestação para a ouvidoria da saúde de São Cristóvão, o cidadão será acolhido na sua demanda, conversando com a ouvidora, que por sua vez irá encaminhar e mediar a solicitação junto ao setor ou coordenação responsável.

 

 

Após verificação do setor, o cidadão receberá uma resposta através da própria ouvidoria, em um prazo que pode variar entre uma resposta no mesmo dia ou em alguns dias, não podendo ultrapassar 20 dias corridos, prazo dado por lei para o cidadão obter retorno.