Obra de requalificação da escola EMEF Agnaldo Silva Santana chega a 60% de execução

06/07/2023 - 20:33 Atualizado há 57 minutos

As obras e serviços de requalificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Agnaldo Silva Santana, situada no bairro Várzea Grande, em São Cristóvão, encontram-se atualmente com cerca de 60% de sua execução concluída. Essa iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), demonstra o compromisso em promover avanços significativos na garantia do direito à educação, assegurando aos estudantes da região a oportunidade de frequentar uma instituição educacional em sua própria localidade, sem necessidade de deslocamento para escolas mais distantes.

O montante total investido na obra e nos serviços alcançou o valor de R$ 794.641,12. De acordo com Daniel Santos, engenheiro da Semed, a edificação em questão consiste em uma antiga escola da comunidade que apresentava diversos problemas estruturais. Como resultado, foi necessário proceder com demolições em determinados compartimentos e realizar uma requalificação completa do espaço, buscando garantir maior segurança e acessibilidade.

Daniel Santos, engenheiro da Semed

“Ao todo serão quatro salas de aulas, uma sala para creche e as demais para educação infantil com atendimento individualizado especial. Terá secretaria, a diretoria, cozinha, o bloco dos banheiros e a cozinha, que está sendo toda adaptada conforme as normas. Readequamos o máximo possível no ambiente de acordo com a estrutura já existente da antiga escola e do espaço”, explica o engenheiro.

O engenheiro civil, Lucas Mendes, responsável pela execução da obra, relatou que os trabalhos já atingiram o estágio de 60% de conclusão. No decorrer deste mês de julho, serão iniciados os procedimentos de pintura da estrutura interna e finalização das atividades relativas à parte externa da escola. “Alguns serviços foram adicionados no meio do processo devido ao estado precário da estrutura do prédio, o piso teve que ser trocado, os banheiros precisaram ser reconstruídos, além da fiação renovada e o retelhamento completo”.

Lucas Mendes, engenheiro civil da empresa contratada

Além da abrangente requalificação interna do ambiente escolar, foi incluído um planejamento de urbanização na área externa da escola, algo que anteriormente não existia. Segundo Deyse Carinne, arquiteta da Semed,  houve  alguns desafios relacionados ao terreno, porém o resultado final será proporcionar conforto a todos os usuários.

Deyse Carinne, arquiteta da Semed

“Os primeiros desafios encontrados foram a questão do nível da rua com o nível da escola, que estava mais baixo, portanto, não teria como permanecer com o acesso que já existia. Para minimizar esse desnível, mudando o acesso principal, agora será pela parte baixa da rua e assim que entram, os usuários terão uma passarela coberta, trazendo conforto e mais segurança a todos”, detalha a arquiteta.

Deyse enfatiza que a área externa contará com espaços de lazer descobertos, visto que é considerado importante o contato com os elementos da natureza. Além disso, será disponibilizado um espaço de convivência que visa atender, entreter e divertir todos os frequentadores da escola. Todas as salas serão equipadas com forro de PVC, ar condicionado e mobiliário novo.

A secretária da Semed, Deise Barroso,  expressa sua convicção sobre a importância significativa da obra em questão. Ela destaca que a demanda por vagas no grande Rosa Elze é considerável, o que torna essa iniciativa ainda mais relevante. A reforma da escola proporcionará a abertura de novas vagas, permitindo que alunos que atualmente estão em lista de espera ou que precisam se deslocar para escolas distantes devido à falta de vagas tenham a oportunidade de estudar em um local mais próximo de suas residências.

Deise Barroso, secretária da Semed

"A partir de obras como essa, vamos dar mais oportunidade de vagas para aqueles alunos mais próximos daquela localidade que se deslocam para uma escola mais distante, como também é uma forma de expandir vagas para todo o grande Rosa Elze. Será mais uma escola preparada e qualificada para receber os alunos e garantir seus direitos básicos", declara a secretária.

EMEF Agnaldo Silva Santana em obra

Estima-se que a conclusão da obra ocorrerá em, aproximadamente, três meses.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier