Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico beneficia alunos e professores das escolas da rede municipal

08/08/2023 - 18:13 Atualizado há 8 horas



Com o intuito de promover bem-estar emocional e psicológico aos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estabeleceu um importante pilar de apoio à comunidade escolar, que é o Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico. Esta é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade e Educação Especial (COPDE), que promove a inclusão dos alunos e fornece suporte pedagógico, fortalecendo assim os laços entre família e escola, além de desempenhar um papel crucial no suporte integral aos alunos e na criação de um ambiente escolar saudável e acolhedor.

 

Com cinco meses de atuação, o Núcleo Psicossocial já vem fazendo a diferença, sobretudo na vida dos 485 alunos com deficiência, com o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que trabalham em conjunto. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Mardilene Prado, “o seu foco vai além do desempenho do aluno em sala de aula e além da inclusão de alunos com deficiência, concentrando-se na formação integral dos estudantes como seres humanos, com suas emoções e desafios individuais, por isso é importante a força tarefa que tem a participação da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde”, explicou.

 

Mardilene Prado, coordenadora do núcleo

 

Mardilene ainda enfatizou que, além do papel fundamental desempenhado pelo Núcleo Psicossocial da SEMED, é crucial reconhecer a relevância da formação continuada para os profissionais que integram essa equipe multidisciplinar. “A constante atualização de conhecimentos e habilidades em temas relacionados à psicologia, assistência social e pedagogia permite que esses especialistas estejam melhor preparados para lidar com os desafios emocionais e psicológicos dos alunos, bem como para promover um ambiente escolar mais inclusivo e saudável”, pontuou.

 

Jade Rosa, assistente social do Núcleo, afirmou que a presença do Núcleo Psicossocial contribui significativamente para a construção de um ambiente escolar saudável e inclusivo. “Trabalhamos diretamente no chão da escola, o que torna possível identificar situações que possam interferir no processo de aprendizagem. Por isso a importância de um trabalho executado diariamente, para que possamos entender quais as dificuldades sociais, desde abusos sexuais, automutilação, violência doméstica, drogas, dificuldade de aprendizado, evasão escolar, entre outros casos. Atuamos diretamente nas questões de aprendizado e em situações que envolvem diretamente a vida dos alunos no contexto familiar”, salientou.

 

Jade Rosa, assistente social

 

De acordo com a diretora da Emef Martinho Bravo, Eliana Ferreira Santos, desde sua criação, o Núcleo Psicossocial da SEMED tem alcançado resultados notáveis entre os alunos atendidos pelo núcleo. “A presença do Núcleo Psicossocial vem promovendo uma mudança significativa para nossa escola. É muito importante esse trabalho porque vivemos inúmeras situações que são difíceis para resolvermos sozinhos. Logo, com a ajuda de um profissional preparado, teremos uma melhor orientação, inclusive para a condução de um diálogo com a família. Para irmos no ponto-chave para ajudarmos este aluno”, celebrou.

 

Eliana Ferreira Santos, diretora da Emef Martinho Bravo

 

Quem atua diretamente nesta unidade escolar é a assistente social Anne Couto. Segundo a profissional, à medida que a consciência sobre a importância da saúde mental na escola continua a crescer, a atuação do Núcleo Psicossocial da SEMED se mostra cada vez mais essencial. “Em meu trabalho diário com os alunos, tenho testemunhado de perto as diversas dificuldades que muitos deles enfrentam. Muitos alunos chegam até nós com uma série de desafios emocionais, familiares e sociais que podem interferir diretamente em seu aprendizado, desenvolvimento, e bem-estar geral. Por isso o núcleo desenha estratégias para cada caso e visa ajudar os alunos a superar tais obstáculos”, frisou. 

 

Anne Couto, assistente social

 

Fotos: Dani Santos