Novembro azul: São Cristóvão realiza ações de cuidado à saúde do homem

24/11/2020 - 17:17 Atualizado há 1 hora



Novembro é o mês de Atenção Integral à Saúde do Homem. Em São Cristóvão a secretaria de saúde recomenda que neste mês sejam reforçadas ações para efetivação da política de saúde do homem, com a realização de atividades diversas nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Entre elas, está a intensificação da prevenção de doenças cardiovasculares, aferição de pressão arterial, avaliação da glicemia e calculo de IMC, oferta de testes rápidos para diagnóstico da sífilis para população masculina e a oferta de tratamento do tabagismo.

 

Tais ações acontecem de forma rotineira nas UBS, mas durante a campanha do Novembro Azul elas estão sendo intensificadas e algumas são realizadas também de forma descentralizadas fora das unidades.  

 

Uma delas foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), pela equipe da UBS Jairo Teixeira, na Praça da Matriz, centro histórico da cidade. A atividade ao ar livre oferta vários serviços e atividades educativas com orientações à população da cidade, especialmente ao público masculino.

 

 

Enfermeira Meiriane Oliveira, da UBS Jairo Teixeira

 

Segundo a enfermeira Meiriane Oliveira, a realização da ação tem como principal objetivo a promoção da saúde do homem. “Estamos na comunidade mais perto do público masculino, já que este procura pouco as Unidades de Saúde, levando atividades educativas com orientações a respeito da importância do autocuidado, câncer de próstata, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e controle de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. Além disso, levamos serviços comumente ofertados na UBS, como testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia”, explica ela.

 

Para Carlos Antonio, 52 anos, a ação é muito importante para a saúde dos homens. “Nós homens temos de nos preocupar com nossa saúde pois as doenças estão por aí, a todo vapor, e temos de nos preocupar. É uma ação muito boa da prefeitura porque fortalece mais a saúde de todos nós. Os homens são mesmo mais esquecidos de lidar com a saúde, mas ela está acima de tudo”, afirmou ele, que realizou os testes e recebeu as orientações da equipe de saúde durante a ação.

 

Carlos Antonio, 52 anos, realizou os testes na ação novembro azul

 

Já segundo Márcio dos Santos, 33 anos, “fazer os testes assim ao ar livre na praça é muito importante para identificação das doenças com mais facilidade. Eu me cuido e faço os exames periodicamente até porque quanto mais rápido identificar, mais rápido podemos nos cuidar”, reforça.  

 

 

Márcio dos Santos, 33 anos, participou da ação novembro azul

 

As profissionais agentes de saúde e enfermeira que atuam no local fazem uma espécie de triagem inicial, com aferição da pressão arterial e glicemia e logo em seguida realizam os testes rápidos, que tem resultado divulgado em cerca de 10 minutos. Estão previstos cerca de 40 testes para o público masculino durante a atividade.

A próxima atividade será na UBS Maria José Figueroa, no bairro Roza Elze, durante todo o dia. 

 

 

Fotos: Dani Santos