Luta Antimanicomial é lembrada com atividades nos Caps de São Cristóvão

18/05/2021 - 15:08 Atualizado há 6 horas



 

Dia 18 de maio é dia de lembrar a Luta Antimanicomial e as conquistas já realizadas no contexto da saúde mental e no cuidado às pessoas em sofrimento psíquico.  A data faz alusão a uma luta antiga, iniciada ainda nos anos 70, através da busca por uma reforma manicomial que tinha como lema “por uma sociedade sem manicômios”.

 

Caps Valter Correia, Alato da Divinéa

 

 

Em São Cristóvão, a data é lembrada pela rede de Atenção à Saúde Psicossocial com atividades realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial do município junto aos usuários do serviço. As atividades estão sendo realizadas respeitando os protocolos sanitários de combate à covid-19 tanto no Caps Valter Correia, no bairro Alto da Divinéia, quanto no Caps João Bebe Água, no bairro Rosa Elze. As ações englobam mostras de arte, apresentações culturais, rodas de conversa e ações de cuidado à equipe.

 

 

Stefanie Vieira, Psicóloga e Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de São Cristóvão

 

 

“Hoje, 18 de maio, é dia da Luta Antimanicomial e para chegar no momento que estamos hoje, muitas vidas já foram perdidas. Por isso o cuidado com os usuários que são atendidos pelos serviços substitutivos aos manicômios precisa ser sempre repensado”, explica Stefanie Vieira, Psicóloga e Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de São Cristóvão.

 

 

 

“Prezamos por um cuidado onde haja afeto, de uma forma sempre humanitária e acolhedora, entendendo a singularidade de cada sujeito, pois ninguém vê o mundo como você vê”, complementa ela.

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos