Intercâmbio Cultural e Gastronômico valoriza marisqueiras e impulsiona empreendedorismo em São Cristóvão

27/07/2023 - 17:52 Atualizado há 2 dias

Nesta quinta-feira (27), o Centro de Referência e Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) de São Cristóvão foi cenário do Intercâmbio Cultural e Gastronômico, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento proporcionou uma troca de experiências significativas entre as marisqueiras locais, conhecidas como "Filhas do Mangue", e as mulheres da "Sociedade de Culto Afro, Filhas de Obá", de Laranjeiras. Durante o encontro, ambos os grupos exploraram experiências gastronômicas que culminaram na comercialização dos pratos, através de um almoço.

O intercâmbio ganhou um significado ainda mais especial ao ser realizado em comemoração ao "Dia Nacional de Tereza de Benguela" e ao "Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha", ambas as datas celebradas no dia 25 de julho, conforme estabelecido pela Lei Nº 12.987/2014. Esse fato enriqueceu o evento, proporcionando às mulheres participantes, além da troca de experiências gastronômicas, a oportunidade de compartilhar suas histórias, desafios, superações e metas de vida. Esse momento de troca e escuta mútua foi realizado por meio de uma roda de conversas e foi importante, pois, ressaltou a valorização das mulheres negras e as suas contribuições para a sociedade.

Ana Carolina Trindade, diretora de direitos humanos da Semas, afirmou que “um dos principais objetivos desse evento foi promover a expansão das ‘Filhas do Mangue’ para além da cidade de São Cristóvão, buscando impulsionar essa troca de conhecimento entre grupos de mulheres que empreendem na culinária, especialmente valorizando suas raízes ancestrais. A gestão municipal tem sido fundamental nesse processo de capacitar essas mulheres e destacar suas potencialidades, oferecendo todo o suporte necessário e o trabalho integrado de várias secretarias para que elas possam ir além e mostrar ao mundo o brilhante trabalho que realizam”, explicou.

Ana Carolina Trindade, diretora de direitos humanos da Semas

Segundo Winne Fontes, coordenadora de segurança alimentar da Semas, o evento possibilitou que as participantes fortalecessem seus laços, ampliassem suas redes de contatos e tivessem suas habilidades reconhecidas e valorizadas.  “As marisqueiras tiveram a oportunidade de interagir com outros grupos produtivos de mulheres, conhecendo histórias inspiradoras de outras que alcançaram o sucesso trabalhando com suas próprias produções. Esse evento representa um passo importante na construção do resgate da cultura alimentar ancestral, permitindo que as participantes se sintam pertencentes a essa rica herança cultural. A cultura e a gastronomia evidenciam a força e a importância dessas mulheres em suas comunidades”, afirmou.

Winne Fontes, coordenadora de segurança alimentar da Semas

Gicelma dos Santos, marisqueira, demonstrou a sua gratidão pelas experiências vividas durante o evento. “Essa experiência é muito valiosa porque me permite aprender coisas novas e aprimorar ainda mais as minhas habilidades, o que é muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. O nosso processo de superação já vem acontecendo desde eventos anteriores, como o FASC. Participar hoje trouxe novamente essa sensação de desafio constante, e eu me sinto muito apoiada pelas equipes da Assistência Social, que oferecem todo o suporte necessário”.

Gicelma dos Santos, marisqueira

Edilma Chagas, presidente do terreiro Filhos de Obá, no município de Laranjeiras, participou do evento e expressou sua gratidão pela oportunidade de troca e aprendizado. “Este momento é alusivo a mulheres tão importantes da nossa história, porque celebra junto com as mulheres negras da comunidade, em especial as marisqueiras. Esse intercâmbio é muito importante porque desempenha um papel relevante ao permitir a troca de experiências entre projetos, como o Filhos de Obá, já consolidado, e as Filhas do Mangue, que também têm obtido sucesso, mostrando um potencial gastronômico muito forte em São Cristóvão. O evento celebrou a união desses grupos de mulheres e ressaltou a relevância histórica das mulheres negras na cultura local”.

Edilma Chagas, presidente do terreiro Filhos de Obá

Ao longo do evento, além dos grupos de mulheres e da equipe da Semas, o evento contou com a presença de representantes da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), do sindicato dos agricultores de São Cristóvão e membros da diretoria de inclusão, que, por sua atuação direta com as marisqueiras, teve um papel relevante para o sucesso do evento, proporcionando suporte e apoio às mulheres empreendedoras. O evento foi finalizado com um público diverso, que teve a oportunidade de adquirir os pratos e desfrutar dos sabores preparados pelas marisqueiras.

Fotos: Heitor Xavier