Influenza H3N2: casos são detectados em São Cristóvão e acende alerta epidemiológico

20/12/2021 - 16:39 Atualizado há 3 horas




A secretaria de Saúde de São Cristóvão detectou que o vírus Influenza H3N2 já está circulando no município. Seis casos foram detectados em moradores dos bairros Rosa Elze, Eduardo Gomes, Rosa Maria e Tijuquinha e vem reforçar o alerta para que a população possa redobrar os cuidados através da prevenção ao vírus.

 


O aumento da circulação do vírus ocorre em todo o país, e como ele também é transmitido pelo ar, a SMS orienta a população a redobrar os cuidados. O uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos são as medidas de prevenção a serem reforçadas, que são as mesmas usadas para evitar a contaminação do coronavírus.

 

 

Sintomas e testes


Os sintomas da Influenza H3N2 são semelhantes aos da Covid-19: tosse, congestão nasal, febre e dor muscular. Por isso é preciso realizar o exame RT-PCR quando eles forem identificados para saber qual vírus está sendo responsável pela infecção.
Os testes RT-PCR podem ser realizados nos Centros de Testagem de São Cristóvão, no Rosa Elze ou no Centro Histórico. No Rosa Elze, o Centro funciona com coleta RT-PCR e atendimento de enfermagem todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

 

 

Já os atendimentos médicos são realizados as segundas, terças e quartas, das 7h às 16h, em sistema porta aberta.
No centro Histórico, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Em ambos não é necessário agendamento.
Aos finais de semana, podem procurar a Unidade de Urgência 24h do Eduardo Gomes.

 

Foto: Heitor Xavier