II Pré-Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional discute políticas públicas e participação social

16/08/2023 - 22:49 Atualizado há 5 dias

Na tarde de terça-feira (16), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), realizou a segunda pré-conferência para discutir sobre segurança alimentar e nutricional com a população do município. As discussões aconteceram no Salão dos Carmelitas e reuniram membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e usuários do Programa Tá na Mesa.

O Consean aproveitou o momento de entrega mensal de cestas básicas do Programa Tá na Mesa para ouvir as demandas da comunidade quanto às necessidades relacionadas à alimentação. Na ocasião, os participantes foram divididos em dois grupos. O eixo 2 discutiu o tema Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada. Já o eixo 3 debateu sobre Democracia e Participação Social.

O primeiro eixo, que pontuou as Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, havia sido trabalhado na primeira pré-conferência, que aconteceu no dia 03 de agosto. Os três eixos constituem a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá no dia 25 de agosto, com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

Winne Correia, coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, acredita que esse é um importante momento para a política de segurança alimentar, por ser um momento de ouvir as demandas da população para discutir ações adequadas à realidade. “É uma discussão muito rica, pois ninguém melhor do que os usuários para dizer quais são as preocupações, quais são suas realidades no sentido de erradicar a fome”, pontua.

Winne Correia, coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão

O coordenador de Saúde Bucal do município, Mário Mendes, conta que as pré-conferências são etapas realizadas para discutir as propostas que serão elencadas na Conferência, funcionando para ampliar o diálogo coletivamente.

“A participação popular e o controle social são essenciais para a construção de políticas públicas que realmente atendam às demandas e necessidades da população. O espaço trará questões problematizadoras para conseguirmos discutir a construção de políticas efetivas que vão impactar a vida das pessoas no âmbito da segurança alimentar e nutricional aqui no município”, afirma Mário.

Mário Mendes, coordenador de Saúde Bucal de São Cristóvão

Vanessa Meneses, coordenadora da Estratégia Saúde da Família da Cidade Mãe, destaca a importância da participação social na escuta para a formulação de políticas públicas.

“O mais legal disso é conseguir unir usuários e o poder público, quem de fato vai executar e operacionalizar as demandas da população. Então, vamos executar de acordo com o que temos de recurso e angariar recursos para que a política faça valer. É de grande importância estar participando desse momento com a Secretaria de Saúde, que tem a alimentação e nutrição como sendo preceitos básicos de promoção da saúde e garantia do crescimento, desenvolvimento, não tem como eu garantir saúde sem ter uma alimentação adequada e saudável”, defende Vanessa.

Vanessa Meneses, coordenadora de Estratégias em Saúde da Família da Cidade Mãe

Eildes Assis dos Santos, integrante da Cooperativa das Catadores de Recicláveis, esteve na pré-conferência e afirma que muitas pessoas passam necessidades, acreditando que falar sobre alimentação é uma benção. “Que nunca nunca nos deixe faltar alimento”, espera.

Eildes Assis dos Santos, integrante da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis

Para Maria Angélica dos Santos, usuária do Programa Tá Na Mesa, foi muito importante falar sobre o que a comunidade está precisando: “Não é só alimentação, mas precisamos de mais emprego, saúde e educação. O programa está alimentando muita gente e espero que a Conferência aumente isso ainda mais”.

Maria Angélica dos Santos, usuária do Programa Tá Na Mesa

Fotos: Heitor Xavier e Clara Dias