Gincana Faça Bonito: Semas realiza evento com alunos da rede municipal para conscientizar sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

13/06/2023 - 18:23 Atualizado há 5 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou nesta segunda-feira (12) a Gincana Faça Bonito, reunindo cerca de 400 alunos, de seis escolas da rede municipal. O evento contou com apresentações artísticas e atividades educativas com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da exploração sexual contra crianças e adolescentes e orientar o público presente a identificar e denunciar casos de abuso, como explica a secretária de assistência social, Lucianne Rocha: 

 

“O objetivo é compartilhar informação,  como podem  se defender, como identificar uma violência, como agir numa situação de violência, como acionar os  órgãos competentes e como é que eles podem aumentar essa voz dentro do município. Violência contra crianças e adolescentes é uma das piores violações de direitos humanos”. pontuou.

 

 

Lucianne Rocha, secretária de assistência social

 

 

Para atingir mais facilmente o objetivo, a secretária conta que naturalmente a estratégia foi convidar os alunos das escolas municipais, em uma parceria com a secretaria de educação. A chefe da pasta, Deise Barroso, destaca que a escola é um ambiente onde as vulnerabilidades sociais podem ser identificadas pelos educadores, por isso, a importância de junto a assistência social, construir esse espaço para a troca de informação: 

 

“Os problemas sociais estão muito presentes na escola e temos a oportunidade de conversar sobre esse tema.  A gente já tem feito um trabalho, não só neste dia, mas em outras, desde a educação infantil até o ensino fundamental, nos anos  finais, as crianças participam de reflexões, cantam as musiquinhas que ajudam nesse processo de educação. A gente precisa denunciar os abusos sexuais,  que acontecem muitas vezes nas famílias, então as crianças precisam entender  onde cada um pode tocar o seu corpo. Este é um momento que  pode salvar vidas”, reforçou. 



 

Deise Barroso, secretária de educação

 

 

Além de garantir um valioso conhecimento, as atividades que foram desenvolvidas no evento representaram uma alternativa de lazer e entretenimento para os jovens do município, como Gabrielle Jesus e Maísa Santos: 

 

“Foi ótima a gincana porque a gente pôde brincar e  aprender”, ressaltou Gabrielle.

 

 

Gabrielle Jesus, estudante

 

 

“Eu achei incríveis  as apresentações, as brincadeiras e também foi muito importante o que aprendemos hoje”, relatou Maísa. 

 

 

Maísa Santos, estudante

 

 

A gestão municipal conta com  um comitê de enfrentamento à violência sexual contra criança  e adolescente, com  ações focadas em atendimentos de vulneráveis e  mobilização da sociedade no enfrentamento dessa violência. 




Como denunciar?



A Polícia Civil conta com o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que também dispõe da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav). Os casos de urgência e de flagrante podem ser denunciados à Polícia Militar no telefone 190. Os crimes recorrentes podem ser comunicados ao Disque-Denúncia (181). O DAGV fica localizado na rua Itabaiana, nº 258, no bairro São José, em Aracaju.  

 

Outra alternativa é o  Disque Direitos Humanos - Disque 100: um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

 

Por meio desse serviço, o Ministério dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, entre outros.

 

Além disso, é possível acionar o conselho tutelar do município através dos números: 996764320 (Centro Histórico) e 996879645 (Grande Rosa Elze)

 

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos: