Fiscalização da Vigilância Sanitária visita comerciantes do povoado Cardoso

04/06/2020 - 13:49 Atualizado há 1 dia

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de São Cristóvão, esteve na tarde desta quarta-feira, 03, no povoado Cardoso conferindo se a população está cumprindo as normas de segurança contra o covid-19, distanciamento social e, principalmente, se os locais de comércio e produtos alimentícios permanecem funcionando de forma a garantir a segurança dos clientes. Na ocasião, representantes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de São Cristóvão (SMTT) distribuíram máscaras aos moradores, enquanto membros da Polícia Militar conversaram com a população sobre os cuidados preventivos neste período de pandemia.

“É preciso conscientização, usar máscara sempre, e não se pode entrar em mercearias sem usar máscaras, por exemplo, já que até falando alguém pode contaminar os alimentos expostos para o comércio. Estamos passando para alertar, e conferir os procedimentos. Sempre conversando, tirando dúvidas e mostrando a forma certa de proceder no tocante à comercialização de produtos alimentícios”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Cátia Patrícia Santos.

Além do Cardoso, a comitiva da Secretaria Municipal de Saúde já aportou nos povoados: Caípe, Pedreira, Rita Cacete e Tinharé. “Desde março estamos percorrendo bairros e povoados da cidade, onde realizamos cerca de 120 visitas semanais. De março até hoje já passamos em aproximadamente 1.600 locais conversando, explicando normas e garantindo que com as pessoas cumpram as medidas de proteção contra o covid-19”, frisou Cátia.

De acordo com o major da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), Augusto Cesar, por enquanto, as fiscalizações têm tom preventivo. “Recebemos denúncias aqui no povoado Cardoso de que algumas pessoas não estavam cumprindo as normas de segurança. Assim passamos para fiscalizar, e certamente ficaremos mais rigorosos para os casos de quebra do decreto municipal”, pontuou.

Para Antônio Ivonaldo dos Santos, comerciante local, a visita da equipe de fiscalização veio trazer mais tranquilidade, principalmente, para ele que vem cumprindo todos os requisitos previstos no decreto municipal. “Achei importante essa passagem da equipe por aqui justamente pra nos trazer mais informações e também nos ajudar a conscientizar ainda mais nossos clientes sobre o uso de máscara e manter o distanciamento social. No meu estabelecimento eu não permito que entrem sem máscara, também evitamos aglomerações na hora da compra, mas aqui no Cardoso as pessoas estão entrando na mercearia aos poucos, gradativamente, não cria-se tumulto”, contou.

Antônio Ivonaldo dos Santos

Fotos: Dani Santos.