Famílias da comunidade Portelinha terão casas reformadas em ação da Prefeitura em parceria com CAU e ONG Soluções Urbanas

28/07/2023 - 17:10 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Assistência Social (Semas), anunciou uma notícia de grande importância para a comunidade Portelinha nesta semana. Dez residências foram selecionadas para receber benefícios por meio das políticas públicas de moradia do município. Em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU-SE) e a ONG Soluções Urbanas, as secretarias realizaram visitas e análises criteriosas para chegar à escolha das casas beneficiadas.

A notícia foi recebida com alegria pelos moradores da Comunidade Portelinha, que enxergam a oportunidade como um marco importante para suas vidas. Entre os contemplados, a satisfação era notória. Maria Luzia dos Santos, aposentada e beneficiada, expressou sua gratidão: "Estamos muito felizes com essa oportunidade. Nossa casa precisa de algumas reformas urgentes para garantir nossa segurança e qualidade de vida. Agradecemos a todos que nos ajudaram nesse processo".

Maria Luzia dos Santos, aposentada

Thaís Santos Souza, dona de casa, não poupou palavras para descrever seu entusiasmo pelo benefício: "Estou imensamente agradecida por essa oportunidade. Fiquei sem palavras e quase não acreditei quando soube que minha casa foi selecionada. Em meio a tantos obstáculos financeiros que enfrentamos, ter a casa reformada e os problemas de rachaduras e infiltração resolvidos é como receber um presente".

Thaís Santos Souza, dona de casa

A seleção das casas foi compreendida e apoiada pelos vizinhos, que reconheceram a importância de atender às necessidades mais urgentes. Elizabete Regina, uma das moradoras, destacou que a escolha foi justa e necessária: "Minha casa não foi selecionada, mas compreendemos que existem necessidades mais urgentes. Nossa alegria está em ver a comunidade se transformando, e para isso, há demandas prioritárias que precisam ser atendidas. Fico feliz por todos os que foram beneficiados, e espero que saibam valorizar a oportunidade".

Elizabete Regina, dona de casa

Compromisso da gestão

De acordo com o secretário da Seminfra, Júlio Júnior, a iniciativa faz parte do compromisso do município de São Cristóvão em desenvolver políticas públicas de moradia, visando melhorar as condições de vida dos moradores. “Essa etapa específica foi baseada no diagnóstico previamente realizado durante uma visita em fevereiro deste ano. As análises detalhadas de aproximadamente 33 residências revelaram dados cruciais sobre o estado de conservação das moradias, o perfil social, faixa etária, inadequações, questões de salubridade, instalações elétricas e outros fatores que impactam diretamente na segurança dos moradores”, explicou.

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

O prefeito Marcos Santana reafirmou o compromisso da gestão em buscar soluções efetivas para melhorar a qualidade de vida da população. “As ações de infraestrutura são apenas o começo de um plano mais amplo de desenvolvimento social e urbanístico para o município. Logo, melhorar a situação da população mais vulnerável é nossa prioridade máxima. Especificamente na Comunidade Portelinha, diante do nível de vulnerabilidade em que vive parte da população, estamos totalmente comprometidos em aplicar estas soluções urbanas, com o intuito de que as necessidades e urgências dessa parcela da população sejam sanadas”, afirmou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Helena Fortes, diretora de programas especiais da Semas,  afirmou que a secretaria teve um papel específico nesse processo, auxiliando na identificação das famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de visitas domiciliares e escuta qualificada. A equipe atuou como mediadora entre o interesse da população e a avaliação técnica, garantindo o direito de moradia digna, qualidade de vida e bem-estar para as famílias na comunidade.

Helena Fortes, diretora de programas especiais

Outras ações de infraestrutura na Comunidade Portelinha

Além das melhorias habitacionais, a Prefeitura também tem se empenhado em outras ações de infraestrutura na Comunidade Portelinha, como a reestruturação do Cristo Redentor, a construção de rodovias de acesso ao monumento e a conclusão dos serviços de pavimentação e drenagem das ruas. A construção de uma nova rodovia que ligará o mirante do Cristo ao Aeroporto de Aracaju também está prevista, marcando um grande avanço no desenvolvimento social e urbanístico do município.

É importante ressaltar que essas ações não são apenas institucionais, mas têm um impacto direto e positivo na vida dos moradores da Comunidade Portelinha, oferecendo-lhes condições de moradia mais dignas e seguras, e mostrando que a Prefeitura está comprometida em atender às necessidades e urgências dessa parcela da população mais vulnerável.

Fotos: Heitor Xavier