Experiências na saúde de São Cristóvão são aprovadas no Prêmio APS Forte no SUS

25/02/2022 - 16:34 Atualizado há 1 dia

O Prêmio APS Forte no SUS, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), contemplou na edição deste ano (2021) quatro experiências relatadas por servidores da Secretaria de Saúde de São Cristóvão. A iniciativa busca premiar experiências inovadoras e exitosas na perspectiva da Atenção Primária em Saúde, em diferentes linhas e contextos.

Foram submetidos 1.151 relatos de experiências em todo o país, sendo 16 de Sergipe. Dentre as 16 experiências da APS sergipana, 14 foram “Aprovadas/publicadas”, sendo 2 de Aracaju, 3 de Itabaianinha, 2 de Moita Bonita, 1 de Pirambu, 1 de Propriá, 1 de Santa Rosa de Lima e 4 de São Cristóvão.

“O Prêmio tem compromisso com a produção de conhecimento ao tempo em que estimula os trabalhadores a escreverem sobre suas práticas; desta forma, eles constroem conhecimento e se comprometem com a relação teoria e prática, tornando sua práxis um método”, afirmou Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão.

Em São Cristóvão os relatos de experiência selecionados pelo Prêmio foram os de Beatriz Costa, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica; José Marcos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SMS; João Norberto, dentista da equipe de saúde prisional; e de Duane Marcelle, Coordenadora da Atenção Primária.

“É uma honra participar de uma gestão que nos propicia viver experiências como as que foram contempladas. Nós vivemos diariamente a luta pelo fortalecimento da APS através da Estratégia de Saúde da Família, porque acreditamos que é através disso que conseguiremos construir um sistema de saúde mais equânime e efetivo”, afirmou Beatriz Costa, que submeteu a experiência “Qualificação do manejo clínico da sífilis frente à epidemia nacional: um relato de experiência”.

Já José Marcos, Coordenador de Monitoramento e Avaliação da SMS, fez a submissão da experiência “Sala de situação na APS de São Cristóvão/SE: monitoramento e avaliação de indicadores pelas equipes”.  “A de Sala de Situação tem potencial de organizar os processos de trabalho e qualificar os registros e informações em saúde da população sancristovense nas suas respectivas macro e micro-áreas territoriais, subsidiando o planejamento e a tomada de decisão da gestão e trabalhadores a partir das diversas realidades locais (gestão do cuidado)”, explica ele.

Outro trabalho selecionado foi o de João Norberto, dentista da equipe de saúde prisional, “A implantação da primeira Equipe de Atenção Primária Prisional no Estado de Sergipe: expondo a experiência do cuidado para a mudança”. Para ele o conhecimento se faz necessário para todos que estejam dispostos a aprender. “Esse relato é uma maneira de difundir o que está sendo vivenciado pela primeira equipe de atenção primaria dentro de um complexo prisional no estado”, afirmou.

Para Duane Marcelle, Coordenadora da Atenção Primária, a experiência foi “Remapeamento do território do município de São Cristóvão: um fortalecimento para a qualidade da assistência na atenção primária à saúde”. “Escreve este relato ao mesmo tempo em que vivia essa experiência junto às equipes de estratégia de saúde da família foi um marco fundamental de promoção do conhecimento de todos os profissionais de saúde envolvidos sobre a população municipal. Além de gerar um sentimento de pertencimento a cada um envolvido. Fico muito feliz pela publicação desse relato e mais ainda em ter a certeza que essa gestão trata como prioridade os processos que irão trazer a qualidade de vida e saúde a nossa população”, diz ela.

Confira os relatos das experiências no site: