Escolas municipais de São Cristóvão são reconhecidas entre as melhores de Sergipe no Prêmio Escola Destaque 2023

17/10/2023 - 23:23 Atualizado há 19 horas



São Cristóvão segue avançando em todos os setores, e na educação não é diferente. Prova disso, é que na manhã desta terça-feira (17), cinco escolas municipais receberam o Prêmio Escola Destaque 2023, pelo bom desempenho que tiveram no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) em 2022, se destacando entre as melhores escolas públicas de Sergipe. 



A premiação ocorreu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e homenageou a saudosa professora Ada Augusta Celestino Bezerra, que contribuiu para o desenvolvimento do processo educacional em Sergipe. O evento, que está em sua segunda edição, é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), e reuniu na manhã de hoje centenas de gestores, professores e alunos. 



Além de representar um reconhecimento às escolas e aos educadores, o Prêmio traz um apoio financeiro de 40 mil reais, para investir em melhorias que irão potencializar ainda mais o aprendizado dos alunos, conforme determina a Lei do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’. Durante o evento, o vice-governador e secretário de Estado de Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, reforçou o compromisso de “manter a política educacional de fazer as avaliações em todas as séries, desde a alfabetização, até o ensino fundamental e médio para que a gente possa construir uma educação eficiente e capaz de transformar vidas”. 




Para a secretária municipal de educação de São Cristóvão, Deise Barroso, a premiação é resultado de um esforço contínuo de toda a Rede Municipal de Educação e da eficácia dos métodos pedagógicos utilizados em sala de aula. Esse trabalho colocou a Cidade Mãe de Sergipe na terceira colocação no ranking geral entre os municípios, atrás apenas de Itabaianinha e General Maynard. 



Além disso, a secretária destacou que a edição deste ano do Prêmio reforçou que a educação do município está em constante evolução, já que, em 2022 apenas uma escola de São Cristóvão foi premiada, e neste ano foram cinco conquistas: EMEF Professora Josinalva Santos da Silva e EMEF Tia Aidee na alfabetização; EMEF Raimundo Francisco e EMEF Major João Teles nos anos iniciais; e a EMEF São Cristóvão nos anos finais.



“Essa evolução nos traz um sentimento de alegria, de fazer o que deveria ser feito, que é uma educação de qualidade. E o mais bonito disso tudo é que a gente está tratando com equidade. Hoje nós temos uma amostra de que alunos da rede pública, de povoados, ganham destaque tanto quanto os alunos do núcleo urbano. Isso mostra que todos estão aprendendo. O trabalho não está pronto, a gente tem muito mais a dar. Temos a esperança de mais alunos, de mais escolas receberem prêmios, destaques como esses”, declarou a secretária de educação de São Cristóvão.

 

 

A EMEF Tia Aidee, do povoado Rita Cacete, é um dos exemplos positivos de que o trabalho desempenhado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem alcançado todas as escolas da Rede e tem evoluído diariamente. No ano passado, a escola ficou com a nota 4,3 e neste ano obteve o segundo maior índice entre as escolas municipais, com 6,6. Para a diretora Luciane dos Santos, receber o Prêmio Escola Destaque é motivo de orgulho. “Fico muito emocionada com esse resultado, porque quando eu cheguei naquela escola, no dia 31 de maio de 2022, eu encontrei a escola precisando de ajuda, então toda equipe uniu forças para desenvolver um trabalho de qualidade. Só tenho hoje gratidão a toda comunidade escolar pela colaboração para que a gente chegasse até aqui”. 



Escola com maior nota no município, a EMEF Josinalva Santos da Silva, do bairro Rosa Maria, também avançou em seu desempenho em relação ao ano anterior, saltando de 5,4 para 6,7. Segundo a diretora da instituição, Francis Rocha, o resultado se deve a todo o trabalho desenvolvido em equipe, que envolve os funcionários da limpeza, os professores, direção escolar e as famílias dos alunos. 



“Todos nós somos educadores, e esse é um trabalho de formiguinha feito diariamente por uma equipe. É um trabalho árduo, mas todo mundo está feliz porque temos a preocupação com o aluno. E ele entende isso. Então, até quando tem a exigência do aprendizado, ele entende que não é uma exigência, é uma necessidade e um resultado positivo para ele. Hoje só temos a agradecer ao apoio da Semed, das famílias, e ao apoio das pessoas que trabalham com a gente na escola. Somos uma equipe e ninguém solta a mão de ninguém”, afirmou a gestora da EMEF Josinalva.



Francis Rocha, Deise Barroso e Luciane dos Santos

 

Fotos: Dani Santos