Em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica, Prefeitura promove evento ‘Falando de Nós’

31/08/2023 - 20:17 Atualizado há 6 dias



 

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Desde 1996 essa data é marcada como um dia de celebração da existência e resistência de mulheres homossexuais, mas também de reafirmar a luta contra a lesbofobia e por políticas públicas que promovam a inclusão social desse público. 

 

Em função disso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) promoveu nesta quinta-feira (31) o evento “Falando de Nós”, voltado para pessoas lésbicas e outros cidadãos que se identificam como LGBTQIAPN+. 

 

 A iniciativa realizada na Biblioteca Pública Professor Luis Alberto, no Rosa Elze, contou com a presença de profissionais que vão compor o novo Centro de Referência LGBTQIAP+ do Município, em parceria com a Associação Astra Direitos Humanos e Cidadania. Na ocasião foram oferecidos atendimentos psicológicos, jurídicos e socioassistenciais, como explica a coordenadora de políticas para a população LGBTQIAPN+ da Semas, Sandra Sena. 



“Nós não poderíamos deixar de comemorar essa data aqui no espaço da biblioteca no grande Rosa Elze  para atender uma população que é bastante presente aqui nesta região, pessoas LGBT do município em geral, com vários atendimentos jurídico, psicológico e com o pessoal do CREAS também”. 

 

 

Sandra Sena, coordenadora de políticas para a população LGBTQIAPN+ da Semas

 

 

Entre os profissionais presentes, Lucas Ernesto, advogado da Astra destaca a importância desse tipo de iniciativa para garantir cidadania para esse público.

 

“O direito só é efetivo se houver o esforço de fazê-lo chegar a todos. Porque o que adianta ter direito no papel, mas as pessoas não terem condição de contratar um advogado pra poder fazer uma alteração de nome, um processo de adoção, que muitas vezes não consegue acessar porque não podem pagar. Por isso, estamos aqui, para dar  a oportunidade às pessoas LGBT de terem os seus direitos de forma gratuita”, ressaltou.



Lucas Ernesto, advogado da Astra

 

 

A assistente social e secretária da Astra, Maria Eduarda Marques explica que a associação busca realizar parcerias com diversos órgãos da administração pública e da sociedade civil, para promover uma rede de assistência para as pessoas LGBTQIAPN+.

 

“É muito importante o apoio da Astra nesse evento do dia da visibilidade lésbica, onde a gente proporciona  nitidez sobre alguns aspectos dentro dessa visão da população LGBTQIAPN +. É um momento também que Astra aproveita para divulgar o Centro de Referência que está sendo implantado em parceria com o município. Além da gente receber essa população de mulheres lésbicas, outras pessoas LGBTS vão ser atendidas por esses profissionais que estão aqui para garantir a viabilidade de direitos básicos. É mais uma atividade da Astra que sempre busca parcerias para criar essa rede de assistência”, pontuou. 



Maria Eduarda Marques, assistente social e secretária da Astra

 

 

Essa rede de assistência, viabilizada através de iniciativas como o Falando de Nós, permite que pessoas como Geise Santana possam ter acesso a serviços fundamentais: 



“Eu tive acesso ao atendimento com a psicóloga e com o jurídico, fui muito bem atendida. E é super importante para que a gente possa ter mais acesso às informações, ao acolhimento. A parte do jurídico me tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre união estável, s adoção, casamento. Em relação ao atendimento psicológico eles pegaram meu telefone e a gente vai manter um contato para que sempre que houver uma demanda eles possam me atender também”. 



 

Geise Santana

 

 

Ágatha Nascimento relata a qualidade do atendimento recebido: “A experiência foi ótima, fiquei sabendo através de um grupo de trans que eu participo. Consegui aqui um atendimento com ótimos profissionais, um acompanhamento que eu tive poucas vezes. Amei”, Concluiu.  




Ágatha Nascimento

 



Fotos: Heitor  Xavier.