Educação de São Cristóvão conquista 2º lugar nos Anos Iniciais no Idese 2022

05/07/2023 - 18:07 Atualizado há 9 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemorou os resultados alcançados pelas escolas do município no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese). Esse indicador avalia a qualidade da educação pública, baseada no desempenho em língua portuguesa e matemática dos alunos dos segmentos da Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais, que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) no último ano.

 

 

Os resultados foram divulgados na última semana e destacaram o notável avanço da educação de São Cristóvão em todos os segmentos, quando comparados aos dados de 2021. O maior destaque vai para os Anos Iniciais, em que a Cidade Mãe saltou da 6ª colocação para a 2ª posição entre todos os municípios sergipanos, e ficou no primeiro lugar entre aqueles que fazem parte da Diretoria Regional de Educação (DR-8).

 

No segmento da Alfabetização também houve uma melhoria significativa. O município saiu da 13ª para a 7ª posição. Já nos Anos Finais (9º ano), São Cristóvão saiu da 8ª colocação para o 4º lugar entre todas as cidades de Sergipe. A secretária de Educação, Deise Barroso, salientou que as avaliações externas não têm o objetivo de competição, mas dá um alerta do que precisa ser melhorado. 

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

“Não consideramos esta avaliação como um motivo de competir, afinal, nosso propósito é fazer com que todas as escolas conquistem os melhores resultados. Trata-se de um grande desafio, mas temos superado a cada avaliação. Esses resultados evidenciam o compromisso com a educação do município, assim como o excelente desempenho dos alunos. Por isso é importante cada superação”, destacou. 

 

 

Quem aproveitou a oportunidade para comemorar foi Telvânia Maria da Silva, diretora da Emef Raimundo Francisco dos Santos, escola que obteve a maior nota e ficou em primeiro lugar no município, seguida da Emef Major Teles, que ficou em segundo lugar, e Ruth Dulce e Pedro Amado que conquistaram a terceira colocação. "Recebemos total apoio da administração municipal, o que torna esses resultados possíveis, contribuindo significativamente para o crescimento de nossa rede. A gestão tem apoiado os diretores e professores, proporcionando formações adequadas para aprimorarmos nossas práticas e tal avanço tem sido trabalhado desde as séries iniciais, não apenas com foco em estimativas", afirmou. 

 

Telvânia Maria da Silva, diretora da Emef Raimundo Francisco dos Santos

 

A coordenadora da Emef Raimundo Francisco dos Santos, Cândida Morais, expressou sua satisfação com essa conquista. “Essa conquista é o resultado de um conjunto de esforço, com a participação dedicada de toda a comunidade escolar, que valoriza cada aluno e se empenha para que nenhum seja deixado para trás. A abordagem de trabalho por níveis foi fundamental, assim como a busca ativa e o reforço individualizado. Vale ressaltar que esses resultados não são meros números, mas sim um reflexo do potencial e do futuro promissor que cada criança e adolescente de nossa cidade possui”.

 

Cândida Morais, coordenadora da Emef Raimundo Francisco dos Santos

 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos