Cresan de São Cristóvão recebe 6,5 toneladas de alimentos através do PAA estadual

24/11/2023 - 17:35 Atualizado há 5 horas



 

Na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu 6,5 toneladas de alimentos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual. Os alimentos foram distribuídos para 17 instituições cadastradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). 

 

 

 

 

De acordo com a diretora de Programas Especiais da Semas, Helena Fortes, pelo PAA Estadual, São Cristóvão se posiciona como unidade recebedora, ou seja, recebe os alimentos e destina para famílias em situação de vulnerabilidade, seja diretamente através do programa “Tá na Mesa”, seja por meio de instituições. 

 

 

Helena Fortes,  diretora de Programas Especiais da Semas

 

 

“São 17 instituições aqui no município, cadastradas através dos nossos conselhos, e a partir delas também acontece a destinação dos alimentos. Algumas destinam na forma de alimentação preparada, como o caso das instituições Cozinha Solidária e o Hospital Senhor dos Passos, enquanto outras distribuem diretamente às famílias que são, também, cadastradas nessas instituições”, explica Helena.

 

Uma das instituições que fazem o reparte diretamente é a Casa de Atendimento Fraterno Samaritano. Trata-se de uma casa espírita que atua com jovens e adultos, e uma de suas atividades é a doação dos alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na instituição. De acordo com o seu representante, Sebastião Câmara, a Casa Samaritanos completa seus 18 anos de existência e faz parte do Cresan a aproximadamente 4 anos. 

 

 

Sebastião Câmara, representante da Casa de Atendimento Fraterno Samaritano

 

 

“O que arrecadamos, distribuímos com as famílias cadastradas. Temos, hoje, 40 famílias cadastradas, totalizando 135 pessoas beneficiadas, de toda faixa etária. Fornecemos os alimentos nos dias de sábado, que é o dia de evangelização”, complementa Sebastião. 



 

Instituições 

 

Ao todo, o Cresan de São Cristóvão tem 17 instituições cadastradas: Hospital Senhor dos Passos,  IEAD, Organização Amigos de Sion, Casa de Atendimento Fraterno Samaritano, Ação Social Santo Antônio, Lar de Idosos, IPAVI, Batalhão da Restauração, Creas, Cras Gilson Prado, Cras São Cristóvão, Abrigo Nossa Senhora Vitória, Asilo Isaias Gileno, Associação Unidos Venceremos, Instituto do Meio Ambiente de Preservação a Natureza e Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança. 

 

 

Fotos: Dani Santos