Covid-19: Marcos Santana pede solidariedade e faz apelo para que população siga as medidas restritivas

05/03/2021 - 18:19 Atualizado há 3 dias

Solidariedade. Essa foi a palavra usada pelo prefeito Marcos Santana para definir o sentimento que deve estar presente na população neste momento da pandemia da Covid-19. O pedido foi feito durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (05), na qual o gestor anunciou que São Cristóvão seguirá as medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado.

O decreto passa a valer já nesta sexta-feira, a partir das 18h, e segue até o dia 21 de março. (clique aqui para mais informações).

A adoção das medidas visa reduzir a quantidade de casos em São Cristóvão. Até a última quinta-feira (04), haviam sido registrados 5220 casos confirmados, sendo 4968 recuperados, 120 em isolamento domiciliar, 12 internados e 120 óbitos confirmados em decorrência da doença.

“Quero apelar para que todos façam adesão a essa campanha de solidariedade. Mesmo com os eventuais prejuízos que essas medidas possam trazer para sua vida, para sua atividade econômica, não há outra medida a ser tomada que não seja a restrição, o distanciamento social. Não dá para estarmos em bares, em campos de futebol, eventos e demais locais que tenham aglomeração nesse momento”, declarou o prefeito.

O gestor municipal reforçou que a população deve continuar utilizando máscaras, álcool em gel 70%  e higienizando as mãos.

Marcos Santana destacou ainda que a luta contra o novo coronavírus não deve ser encarada como individual, mas como uma luta coletiva. “Todos nós temos responsabilidades nesse processo e todos precisamos ser solidários. Não estamos falando de uma questão individual, mas coletiva. Quando respeitamos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, estamos contribuindo para que menos pessoas sejam contaminadas”, pediu Marcos.

Além das medidas restritivas, o município também tem atuado no combate à Covid-19 através da vacinação. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1629 pessoas já receberam a primeira dose da vacina até a última quinta-feira. Já receberam os imunizantes os profissionais de saúde, idosos institucionalizados, idosos acima dos 90 anos, e neste momento, estão sendo vacinadas as pessoas com idade entre 80 a 89 anos.

Foto: Heitor Xavier