Conselho Tutelar: eleição para confirmação de conselheiros tutelares é realizada dia 01 de outubro

21/09/2023 - 15:09 Atualizado há 1 dia



 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Cristóvão está em processo de seleção para preencher 10 vagas de Conselheiros Tutelares que atuarão no quadriênio 2024/2027. Em 01 de Outubro, os cidadãos de São Cristóvão terão a oportunidade de desempenhar um papel essencial na proteção e bem-estar de suas crianças e adolescentes ao votar para a confirmação dos futuros Conselheiros Tutelares. 

 

A função de um conselheiro abrange responsabilidades como a prevenção, acompanhamento, fiscalização e tomada de decisões em casos que envolvem crianças e adolescentes em situações de risco ou violação de direitos. Eles desempenham um papel essencial em promover ambientes mais seguros e saudáveis para o crescimento e desenvolvimento desses jovens, além de trabalhar para fortalecer os laços familiares e comunitários. 

 

A cidade de São Cristóvão, é regida por uma lei municipal que estabelece um processo para a seleção de seus conselheiros tutelares. Esse processo é composto por etapas: inscrição, validação da documentação, aprovação preliminar e a prova de nivelamento de conhecimento. Um dos diferenciais do município é essa ênfase na qualidade do trabalho dos futuros conselheiros, refletida na inclusão da prova de nivelamento como parte integrante do processo seletivo. Nesta última, apenas 10  candidatos conseguiram obter aprovação, coincidindo, portanto, com o número de vagas. 

 

Importante ressaltar que, mesmo havendo 10 candidatos para as 10 vagas, o processo seletivo exige a votação da comunidade. A votação é um mecanismo democrático para que a sociedade aprove os futuros conselheiros. 

 

É possível consultar seu local de votação no site oficial da prefeitura clicando na lateral direita do site no item “Eleição Conselho Tutelar” ou você pode consultar diretamente clicando aqui

 

Dessa forma, solicitamos a todos os cidadãos de São Cristóvão comparecerem às urnas no dia 01 de outubro e participarem ativamente desse processo democrático. 




Foto: Dani Santos