Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional realiza 4º Fórum de Eleição para sociedade civil

16/11/2023 - 16:49 Atualizado há 4 horas



 

Na manhã desta quinta-feira (16) a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou no Auditório do Paço Municipal o 4º Fórum de Eleição para sociedade civil do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). Obteve-se um total de 12 inscritos para a disponibilização de 8 vagas. Este pleito servirá para mandato dos anos de 2024-2025. 

 

É de suma importância o Conselho ofertar um espaço para a participação ativa da sociedade civil, que pode se inscrever como pessoa física, pessoa jurídica ou como instituição. De acordo com Rafaela Silva, presidente do Comsean, essa participação da sociedade fortalece o objetivo do Conselho e auxilia no crescimento de São Cristóvão. “O Conselho consegue fazer um mapeamento e está próximo do alimento e do agricultor, por exemplo. É uma atividade de acompanhamento, precisa-se ser feito a ação de acompanhar de onde o alimento está vindo, a qualidade do alimento, se a distribuição também está de acordo, está sendo feita com qualidade, então, é um efeito cadeia no sentido de dar a valorização do alimento e da sociedade de São Cristóvão, o que torna o Conselho ainda mais importante”. 

 

 

Rafaela Silva, presidente do Comsean

 

 

Para a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha, o fortalecimento e crescimento do trabalho que envolve o Conselho acontece com a importante presença ativa da sociedade. “É um dos espaços que a gente tem na política pública para a participação da sociedade. O controle social a partir dos conselhos municipais tem a função de fortalecer a política pública a partir da participação da sociedade. E aqui em São Cristóvão a gente tem tido um fortalecimento muito importante no desenvolvimento da política de segurança alimentar e nutricional”. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

 

 

Segundo a coordenadora de segurança alimentar da Semas, Winne Fontes, o processo de formação e renovação do Conselho é realizado a cada dois anos. A votação desta quinta-feira tem a finalidade de preencher 8 vagas para a sociedade civil para o mandato de 2024-2025. Winne também afirma que São Cristóvão tem uma política de segurança alimentar muito avançada e esse feito se dá pela participação ativa da sociedade civil. “Inclusive, nós temos sido modelo para vários outros municípios do estado e do país, São Cristóvão é referência na implementação dessa política”. 

 

 

Winne Fontes, coordenadora de segurança alimentar da Semas

 

 

Maria do Carmo, representante da sociedade civil no Conselho, aborda que o diferencial para obter o sucesso da resistência do conselho é ter um gestor municipal sensível à causa e uma equipe que trabalha bem, além das parcerias com os sindicatos, instituições, sociedade civil e, principalmente, a Universidade Federal de Sergipe. “Nossas ações são ações concretas, que chegam à mesa do homem e da mulher do campo e da cidade, porque quando os trabalhadores plantam e vendem seus produtos, eles se beneficiam, e aqueles que recebem e compram esses produtos também se beneficiam com comida de qualidade. Então, para mim, esse conselho é muito importante, precisa sempre resistir, para que esses projetos possam continuar acontecendo e a gente diminuir a fome no dia a dia”. 

 

 

Maria do Carmo, representante da sociedade civil

 

 

Na ocasião houve palestra sobre a participação social e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, ministrada pela Profa. Dra. Silvia Voci, coordenadora do Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe. Posteriormente a palestra, foi lido o regimento interno do conselho e seguiu para a votação. 

 

 

Eleição

 

As oito vagas para a sociedade civil no Conselho foram preenchidas por: 

 

1- Sindicato dos Trabalhadores Rurais; 

2- Instituto do Meio Ambiente (MBA);

3- Movimento Negro Unificadi (MNU);

4- Associação de Mulheres Sabor de Mel (Rosa Luxemburgo);

5- Cozinha Solidária Daniele Bispo; 

6- Lar Esmeralda; 

7-Associação de Pequenos Produtores da Cabrita;

8- Rede Plantar Para a Vida. 

 

 

Fotos: Dani Santos