Conselho Municipal de Saúde propõe rodas de conversa com a comunidade sobre fortalecimento do SUS

23/09/2021 - 16:53 Atualizado há 1 dia

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Cristóvão, órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), promoverá rodas de conversa como forma de estimular a comunidade a participar da gestão pública.

O tema dos encontros será o fortalecimento do SUS, através também da atuação da Comissão de Educação Permanente, buscando a gestão participativa da população na construção do SUS.

“A Conselho de Saúde vem propor essas rodas de conversa com a população com o objetivo de fortalecer a participação e o controle social no SUS. Pretende-se mobilizar e articular toda a sociedade nos princípios constitucionais que fundamental o SUS. Podem participar toda a sociedade civil organizada (sindicatos, movimentos sociais, religiosos) ou intitucionaliza como profissionais da área de saúde. Todos podem participar para construção e efetivação de uma gestão democrática participativa contribuindo para trazer elementos e propostas com a realidade e necessidade de cada comunidade”, afirmou Jielza Correia, Presidenta do Conselho Municipal de Saúde de São Cristóvão.

Os conselhos de saúde são formados por representantes do governo, dos usuários da rede, dos profissionais de saúde e dos prestadores de serviços e são responsáveis pela formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. O CMS também analisa e aprova o plano de saúde a nível municipal, buscando sempre informar a população acerca de sua atuação.

“A educação permanente tem como objetivo qualificar a atuação do conselho bem como estimular a participação popular, e para isso foi elaborado um cronograma de ações sistemáticas a serem desenvolvidas. Uma delas foram as visitas a comunidade, e após o levantamento das lideranças comunitárias é necessário também se reunir com elas e apresentar a proposta de descentralização do Conselho Municipal de Saúde, a fim de melhorar a acessibilidade e a tomada de decisão com base nas necessidades da população”, explica a Coordenadora das ações de Educação Permanente em Saúde, Daniella Pereira.

Os ciclos de Roda de Conversa “Fortalece SUS" acontecem de forma aberta à comunidade, confira o cronograma dos próximos encontros.

04/10 – às 8h: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Cristóvão

27/20 – às 8h: Pastoral do Rosa Elze (ao lado da Igreja Católica)

08:00 Apresentação da História do CMS São Cristóvão

08:40 Apresentação da atual composição do CMS São Cristóvão

09:10 Desmistificando o Controle Social

10:10 Enquete "O que é Saúde pra você?"

10:40 Pausa

10:50 Exposição "Saúde: um direito e uma responsabilidade social"

11:50 Debate

12:00 Encerramento