Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes de São Cristóvão participam de capacitação antes da posse

27/12/2023 - 16:33 Atualizado há 23 horas



 

Os 10 conselheiros tutelares eleitos e os 5 suplentes de São Cristóvão iniciaram nesta terça-feira (26) o Curso de Capacitação para atuar na proteção de crianças e adolescentes. A formação vai durar até sexta-feira (29) com um total de 40 horas e tem o objetivo de preparar os conselheiros para a posse unificada, que vai acontecer no próximo dia 10 de Janeiro, com um mandato de 4 anos. 

 

O curso é a última etapa do processo seletivo que já contou com a prova de conhecimentos específicos e a eleição, em que a comunidade votou para escolher os conselheiros. 

 

A formação está sendo oferecida em parceria com a empresa Dalto Ação e vai ser ministrado por duas facilitadoras. Uma delas é a assistente social  Raquel Oliveira. “Vamos tratar da Política de Atendimento à Criança e Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos,  atribuições do Conselho Tutelar, atuação intersetorial, entre outros aspectos que são base para a atuação deles”, explicou Raquel. 

 

 

Raquel Oliveira, facilitadora do curso

 

 

Durante o curso outros conhecimentos importantes serão trabalhados com os conselheiros, como as habilidades necessárias, ética e postura profissional, padronização de procedimentos e como identificar os tipos de violência contra criança e adolescente. 

 

Joelma Gonçalves foi eleita para o segundo mandato e atua no 2º distrito, no Grande Rosa Elze, a conselheira eleita elogiou a qualidade da formação, que considera fundamental para o desafio de cuidar das crianças e adolescentes. “É sempre um novo desafio porque a tarefa do conselheiro é muito árdua. O profissional tem que ser atuante e trabalhar em conjunto, para fazer cumprir as políticas públicas”, destacou. 

 

 


Joelma Gonçalves, conselheira tutelar eleita

 

Já Douglas Santana foi eleito para o quarto mandato, atuando no 1º distrito, na sede do município. Ele destaca que a legislação que protege os menores de idade é sempre alvo de modificações, por isso é fundamental se manter atualizado.

 

“Esse curso é de suma importância para capacitar os conselhos tutelares. Porque com essas alterações de lei que tivemos  recentemente, foram criadas oito atribuições para o Conselho Tutelar. Por isso, precisamos trabalhar bem, dentro da legalidade e continuar desenvolvendo cada vez mais um trabalho para a comunidade”, ressaltou Douglas. 



Douglas Santana, conselheiro tutelar eleito

 

 

Fotos: Heitor Xavier.