Com distribuição de cestas e kits da agricultura familiar, Prefeitura garante alimentação para mais de mil sancristovenses assistidos pelo Cresan

23/06/2023 - 16:25 Atualizado há 2 dias

Na última quinta-feira (22), moradores do município de São Cristóvão, assistidos pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), participaram de mais uma ação do Programa Tá na Mesa. Neste mês foram distribuídas 267 cestas e kits da Agricultura Familiar para beneficiar mais de 1120 usuários, entre adultos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar grave, além da participação em oficinas educativas, cujo objetivo é fomentar a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

A iniciativa, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), há mais de um ano concede cestas de alimentos variados, com 34 itens de 17 tipos diferentes de alimentos incluindo verduras, legumes e raízes, além de cestas especiais que atendem pessoas com necessidades alimentares específicas, todas distribuídas seguindo todas as normas de qualidade, segurança e higiene necessárias.

Entre os beneficiários estava a marisqueira Damiana de Oliveira, que contou com a ajuda da filha para carregar as cestas cheias de alimentos. “Essa ajuda vai fazer toda a diferença para mim e minha família. Por isso eu agradeço primeiramente a Deus e à Prefeitura que me ajuda a levar o pão de cada dia para dentro da minha casa, para os meus filhos. Uma alimentação que eles gostam, com biscoitos, farinha, café, massas de milho, carne. Eles comem tudo, graças a Deus”, desabafou.

Damiana de Oliveira, marisqueira

Contemplada pelo programa há quase três meses, a catadora de camarão Iranilde Matias Lucas afirmou que se não fosse a ajuda do Cresan estaria dependendo dos filhos para sobreviver. “Eu fiquei sabendo dessa ajuda através da minha vizinha que sabe da minha condição financeira e de saúde, pois sofro de diabetes e hipertensão. Na cesta tem arroz e macarrão apropriado para quem tem os meus problemas, além do óleo, aveia, adoçante e outros itens que eu não teria condições de comprar neste momento”, disse.

Iranilde Matias Lucas, marisqueira

Edneide Santos também é uma das marisqueiras inseridas no programa. “Eu sou muito agradecida por ter em minha cidade uma gestão que tem respeito pelo ser humano, que nos estende a mão nos momentos em que mais precisamos, como foi o caso da pandemia da Covid-19, quando muitos ficaram sem emprego e passando necessidades. Eu sou marisqueira e também vejo a situação ruim de perto, mas com estes alimentos a condição melhora e muito”, afirmou.

Edneide Santos, marisqueira

A coordenadora de segurança alimentar e nutricional, Winne Correia, destacou a importância da qualidade dos alimentos para a população. “Nós oferecemos uma cesta completa, inclusive com alimentos específicos para as pessoas com diabetes. Além da cesta tradicional, a população recebe a “cesta verde”, que contém os kits da agricultura familiar. Agora eles receberão os alimentos típicos do mês de junho, como o milho, a macaxeira, a batata doce, sempre com o acompanhamento de nutricionistas e assistentes sociais, para garantir qualidade em todo o processo”, pontuou.

Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Semas

Outro detalhe importante que a coordenadora ressaltou é o objetivo de facilitar o acesso e aproximar ainda mais a população beneficiária do Programa Tá na Mesa. “Nós temos levado os alimentos e as oficinas para os povoados, como fizemos no povoado Cardoso e Rita Cacete, isso para ficarmos mais próximos destes usuários, tendo em vista a dificuldade que muitos deles têm de acessar o Cresan, que fica no centro da cidade”, informou.

Reconhecimento nacional

O trabalho realizado pelo Cresan recentemente teve reconhecimento nacional através do Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030. O Centro, que é o primeiro deste tipo em Sergipe e o segundo no Nordeste, ficou na terceira colocação na categoria Social entre os municípios pequenos.

Fotos: Heitor Xavier