Cine Direitos Humanos: Prefeitura promove espaço de debates e trocas de conhecimentos por meio do cinema

21/02/2024 - 21:44 Atualizado há 1 dia



A iniciativa do cinema na Galeria de Arte Vesta Viana é da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur). O espaço tem o objetivo de discutir sobre os diversos temas ligados aos Direitos Humanos por meio do cinema, construindo um momento de entretenimento, trocas de conhecimentos e aprendizagem. Na tarde desta quarta-feira (21) aconteceu o primeiro cine com a temática “Racismo”. 

 

 

 

 

Segundo Caio Graco, coordenador da Juventude da Semas, o projeto do Cine surgiu com a inquietação dos jovens no Conselho Municipal da Juventude, pelo direito ao acesso à cultura por meio do cinema. Devido a isso, a iniciativa no seu início se chamava Cine Juventude, mas foi diagnosticada a necessidade dessas temáticas serem ampliadas para um público geral, sendo renomeado para Cine Direitos Humanos. 

 

 

Caio Graco, coordenador da Juventude da Semas

 

 

“Nossa equipe tem a perspectiva de levar direitos à população sancristovense como um todo. Apesar de ter sido um pedido de jovens, e nosso público principal ser essa faixa etária, estamos trabalhando com o Cine Direitos Humanos para todos aqueles que desejam integrar ao momento e ganhar conhecimento acerca dos temas”, explica Caio. 

 

A dinâmica desta vez foi iniciada com o curta-metragem “Vista Minha Pele - Parte 1”, um filme criado pelo Ministério da Educação (MEC), roteirizado e dirigido por Joel Zito Araújo, para tratar sobre a questão do preconceito racial. A partir dessa exibição, todos que estavam presentes puderam participar de um debate sobre a temática. 

 

 

 

 

O público majoritário eram estudantes do 8º ano da EMEF Gina Franco. Para a aluna Maísa Correia dos Santos, de 13 anos, o momento é de reflexão. “Eu gostei do filme exibido e do momento, foi uma oportunidade de discutir e refletir sobre o racismo e o preconceito com os meu amigos. É uma temática muito importante de ser abordada”. 

 

 

Maísa Correia dos Santos, de 13 anos

 

 

Cinema na Galeria de Arte 

 

O projeto também objetiva a descentralização do cinema, mas a oportunidade vai além da discussão sobre assuntos importantes, é um momento de entretenimento dentro de um espaço repleto de arte e de forma gratuita para toda a população de São Cristóvão.

 

 

 

 

De acordo com Laís Santos, uma das coordenadoras da Galeria de Arte Vesta Viana, o Cine Direitos Humanos acontecerá de forma quinzenal às quarta-feiras. “Pretendemos usar o espaço da galeria para trazer esse debate acerca de várias temáticas para a comunidade em geral”.

 

 

Laís Santos, uma das coordenadoras da Galeria de Arte Vesta Viana





Fotos: Heitor Xavier