Caminhada da Prevenção alerta para cuidados com a saúde das mulheres em São Cristóvão

06/10/2021 - 17:48 Atualizado há 2 dias

Outubro é o mês de reforçar ainda mais os cuidados com a saúde das mulheres, tendo em vista a campanha nacional do Outubro Rosa, que chama atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. Como parte das atividades do mês, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Ironia Maria, no bairro Romualdo Prado, promoveu hoje (06) uma caminhada da prevenção, destacando a importância integral aos cuidados com a saúde das mulheres.

“Já fiz meus exames aqui na UBS Irônia e afirmo que é importante fazer todos para saber como estamos, é rotina. A cada 6 meses eu estou fazendo a prevenção, sou usuária do Irônia e aqui posso dizer que o atendimento é maravilhoso, da recepção à moça da limpeza, todos os profissionais são ótimos”, afirmou Elisângela Vieira Santos, 42 anos.

Usuárias da UBS Irônia Maria

Segundo Geovana Matos, Gerente da UBS Ironia Maria, todos os meses são meses de prevenção, mas outubro é importante para trazer cada vez mais mulheres para a Unidade de saúde. “Estamos buscando mostrar a importância de se cuidar, de olhar para si mesma e fazer a prevenção. A caminhada é para chamar a atenção para a prevenção e para dizer que estamos de portas abertas, não apenas em outubro, mas todos meses do ano oferecendo nossos serviços na unidade de saúde”, afirmou ela.

A caminhada percorreu o trajeto da UBS Irônia, no bairro Romualdo Prado, até a prefeitura de São Cristóvão, no Centro Histórico, guiada pela equipe de saúde e pelo profissional de educação física Edmilton Oliveira. “Nós da área da saúde estamos passando para as mulheres a importância o exame da mama, a mamografia, a ultrasom mamária, pois hoje ainda há mulheres que não se preocupam. Muitas vezes nós agentes de saúde sabemos de alguns casos durante as visitas e ajudamos levando informações e orientando as mulheres pois há a confiança da população conosco. Orientamos principalmente para ir ao posto de saúde para realizar a avaliação necessária”, afirma Aldeci Francisca, agente de saúde.

Aldeci Francisca, agente de saúde

O outubro rosa é um mês de uma maior visibilidade aos casos de câncer de mama e de útero, mas segundo Duanne Marcele, coordenadora de Atenção Primária,  os cuidados e a prevenção precisam ser de janeiro a janeiro. “As unidades de saúde estão abertas para as mulheres realizarem os exames preventivos durante todo o ano. Informamos a população a necessidade e importância dos exames preventivos, pois todas as vezes que conseguimos identificar um câncer de mama ou de útero de forma precoce, as chances de sobrevida são muito maiores”, afirmou a coordenadora.

Ações de educação em saúde como esta fazem com que a comunidade entenda que a Unidade de Saúde não é um local para ir apenas quando há um problema de saúde. “Saúde não é ausência de doença, saúde é pensar em cuidado, prevenção e promoção à saúde. Essa ação é para pensar outras demandas das mulheres, para a mulher buscar também um acolhimento, uma conversa. Aqui em São Cristóvão pensamos a saúde de forma integral. Além do câncer entendemos que as mulheres têm outras demandas que não necessariamente precisam ser uma doença”, explicou Juliana Silveira, Referência Técnica em saúde da Mulher.

Prefeito Marcos Santana

A caminhada finalizou no Paço Municipal com participação do Prefeito Marcos Santana, e logo após houve aulão de Zumba, participação de Dj Lucas Moura, aferição de Pressão, glicemia, massagem e informações sobre saúde.

Fotos: Dani Santos