Arquiteto na Escola: projeto da UFS será implementado na Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão

12/01/2024 - 19:37 Atualizado há 8 minutos



 

Na manhã desta sexta-feira (12), a Prefeitura de São Cristóvão recebeu a visita da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sarah França, para a apresentação do projeto "Arquiteto na Escola". Após o encontro, ficou definido que o projeto que já teve sucesso em municípios como Laranjeiras, passará a ser incluído nas salas de aulas de São Cristóvão. 

 

 

 

 

“Arquiteto na Escola” é um projeto do Centro de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais (Cepur) que se trata de um grupo de pesquisa da UFS liderado por Sarah França. A ideia do projeto surgiu, inicialmente, em 2019 e foi posto em prática na cidade de Laranjeiras. Com o retorno positivo por parte dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a professora e pesquisadora sentiu o desejo de aplicar o projeto também na Cidade Mãe de Sergipe. 

 

O projeto dialoga com as crianças através de jogos dinâmicos e lúdicos elaborados pelo grupo de pesquisa, a partir deles, as crianças conhecem tudo sobre cidade, profissões, patrimônio, entre valores sociais voltados à cidadania. 

 

“Assim como São Cristóvão, Laranjeiras é um centro histórico, berço da memória, não só desses municípios, mas de Sergipe. Então, precisávamos conversar com as crianças para que elas conhecessem a riqueza da cidade, e diante disso elaboramos alguns jogos físicos, porque as crianças precisam sair um pouco das telas e nada melhor do que de forma lúdica, prazerosa e adquirindo conhecimento”, relata Sarah. 

 

 

Sarah França 

 

 

Sarah complementa que o projeto também tem participação do professor e engenheiro Pedro Ribeiro, e que o mesmo já vem recebendo prêmios locais e concorrendo a premiações nacionais.

 

A secretária da Educação, Deise Barroso, destaca em sua fala que o projeto tem muito a agregar no município, é uma ideia que se encaixa com perfeição nos planos da rede municipal de ensino de São Cristóvão. “Educação patrimonial é algo que buscamos melhorar em nosso município, e esse projeto vem para somar. A iniciativa deles é muito boa, é executada de uma forma lúdica e dinâmica, e atividades dessa maneira são bem recebidas pelos alunos, ainda mais na faixa etária que o projeto propõe. Além da educação patrimonial incluída, é um projeto que abrange conhecimento em geografia, matemática, entre outras áreas, então eu tenho certeza que será um sucesso”, destaca Deise. 

 

 

Na foto a secretária Deise Barroso se encontra entre o Prefeito Marcos Santana, à esquerda, e Júlio Júnior, à direita

 

 

O prefeito Marcos Santana, parabenizou a iniciativa do projeto e agradeceu a parceria que trará frutos importantes para as crianças e jovens de São Cristóvão. “Temos trabalhado sobre educação patrimonial nas escolas e esse projeto vem para somar muito bem as nossas iniciativas nesse quesito e isso me deixa muito feliz. Passar esse conhecimento para os nossos alunos é essencial. Eles conhecerem a história de cada prédio aqui do Centro Histórico é também conhecer suas próprias histórias, além de que essas iniciativas, os deixam com mais esperanças para um futuro brilhante, aprendendo sobre profissões e sobre um ambiente universitário”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana ao lado de Sarah França 

 

Na reunião, também se fez presente o secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, que parabenizou o projeto e sugeriu a inserção de servidores arquitetos das demais secretarias para participar das ações. 

 

 


Fotos: Heitor Xavier