Agosto Lilás: Prefeitura realiza Caravana da Juventude e Blitz Maria da Penha no Rosa Elze

25/08/2023 - 15:13 Atualizado há 1 dia



 

Na última quinta-feira (24) a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou mais atividades em alusão ao Agosto Lilás. Dessa vez, a ação foi no bairro Rosa Elze com serviços de saúde e assistência social, além de uma Blitz de conscientização sobre a Lei Maria da Penha em frente a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

A Caravana da Juventude se trata de um espaço onde são disponibilizados serviços de saúde, assistência social e lazer. No Rosa Elze, estrategicamente o ponto de serviços tomou corpo na Praça Horácio Souza Lima, local de grande circulação de público, principalmente pela feira ao lado, dando a oportunidade dos cuidados para os feirantes, jovens e da comunidade local em geral. 

 

 

 

 

Estavam disponíveis serviços de atualização do cartão de vacina, aferição de pressão, aferição de glicemia, distribuição de preservativos e testes rápidos. Quanto aos serviços de assistência, estavam disponíveis atendimento para o cadastro único, ID Jovem e orientação jurídica. E para o lazer de todos, acontecia atividade aeróbica. 

 

O coordenador da juventude na Semas, Caio Graco, compartilha que a Caravana da Juventude foi a terceira atividade do mês de agosto. A primeira foi a eleição do Conselho Municipal da Juventude Conjuve e atividade piloto na EMEF Martinho Bravo com estudantes e todo corpo acadêmico. 

 

 

Caio Graco, coordenador da juventude na Semas

 

 

“Nessa quinta estamos trazendo serviços para a comunidade em geral, principalmente para os jovens que se caracterizam entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Nosso objetivo é trazer esses diversos serviços que muitas vezes ficam parados dentro dos equipamentos, e essa é uma forma de trazer esses serviços até o público”, afirma Caio. 

 

Luciano Moura, pedreiro de 58 anos e morador da localidade, aproveitou a oportunidade e buscou atualizar seu cartão de vacinação. “Vim tomar vacina, me prevenir das doenças e gostaria de parabenizar a prefeitura de São Cristóvão por esse trabalho, por essa disponibilidade dos serviços e um espaço como esse, em um lugar bem mais próximo de casa. Aqui o ambiente é fresco, não tem fila, os profissionais são bons e muito educados”. 

 

 

Luciano Moura, pedreiro de 58 anos

 

 

Da mesma forma Daniel Farias, estudante e também morador da localidade, buscou realizar teste rápido e aferição de glicemia. “Eu achei uma ideia muito boa, muito bacana, porque torna o SUS mais acessível e tira aquela ideia de posto de saúde como um local fixo. Além disso, é um dia de feira, que tem muita circulação de muito público, acho importante esses atos de acessibilidade”.

 

 

Daniel Farias, estudante

 

 

Blitz Maria da Penha 

 

A campanha Agosto Lilás é voltada à conscientização e ensinamentos a respeito da violência doméstica, e como ato de multiplicação de conhecimento sobre a Lei, a Semas realizou uma Blitz Maria da Penha, cuja lei é a responsável pela campanha e é comemorada no dia 07 de agosto. 

 

 

 

 

Segundo a coordenadora de políticas das mulheres da Semas, Paula Cardoso, essa Blitz foi a segunda a acontecer no mês. “A primeira aconteceu no território do Centro Histórico e a segunda aqui no Rosa Elze, justamente para abranger esses dois grandes territórios da cidade, pensando e alcançando o público dessas duas regiões”. 

 

 

Paula Cardoso, coordenadora de políticas das mulheres da Semas

 

 

Realizar a ação em frente a UFS foi pensado estrategicamente por causa da grande circulação de indivíduos. “Além disso, pensamos também de serem indivíduos que poderão levar essa discussão para dentro do espaço acadêmico como também para a população em geral”, finaliza Paula. 

 

 

 

Fotos: Dani Santos