3ª Conferência das Juventudes discute acesso à direitos e elege delegados que representarão São Cristóvão em âmbito estadual

29/09/2023 - 16:14 Atualizado há 1 dia

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, aconteceu na noite de ontem (28), no auditório do Paço Municipal, a 3ª Conferência das Juventudes de São Cristóvão. Na oportunidade, o público presente discutiu propostas e elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual que acontece dia 28 de outubro.

O encontro reuniu jovens de diversas localidades e movimentos da Cidade Mãe de Sergipe, que discutiram em grupos os direitos que devem ser garantidos à população, a exemplo do acesso à educação, cultura, esporte, saúde, segurança pública, dentre outras. Após os debates, foram eleitos os quatro delegados, sendo três representantes da sociedade civil e um do poder público, além dos seus respectivos suplentes.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, esteve presente no evento e destacou a felicidade em ver a participação efetiva dos jovens da cidade para garantir melhorias à população. Além disso, o gestor enfatizou que a Prefeitura tem o compromisso com os jovens, e por isso, dedicou um espaço na estrutura administrativa para eles. “Na estrutura da Secretaria de Assistência nós temos uma diretoria inteiramente dedicada à política de juventude. Temos um orçamento específico para esta área, e a partir das questões aqui discutidas conseguiremos trabalhar ainda mais para garantir os direitos desses jovens”.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

Lucianne Rocha, secretária municipal de Assistência Social, destacou que a Conferência aconteceu em um momento oportuno, visto que, recentemente houve a retomada do Conselho Municipal da Juventude, com a definição daqueles que representarão os jovens da cidade. “A partir da reativação do Conselho, a gente consegue trazer para participação dos grupos coletivos de jovens, que estão ligados a diferentes questões, seja o esporte, a arte, a cultura, dentre outras. Hoje a gente consegue reunir esses grupos que vêm com uma representatividade na sua comunidade para junto com a gestão pública discutir a garantia dos direitos e a política que vai ser implementada para a juventude no nosso município”.

Lucianne Rocha, secretária municipal de Assistência Social

Lizandra Araújo, representante do Conselho Estadual da Juventude explicou que o objetivo principal da Conferência “é que a gente escute das nossas juventudes o que eles pensam enquanto política pública para o município, para o Estado e para o nosso país. Os jovens não são somente agentes de deveres, mas são também agentes de direitos, que precisam se organizar e estar juntos para discutir as políticas com o poder público”.

Lizandra Araújo, representante do Conselho Estadual da Juventude

Também marcaram presença no encontro o deputado estadual, Paulo Júnior; o secretário de infraestrutura, Júlio Júnior; e a secretária adjunta da Secretaria Nacional da Juventude, Jessy Dayane.

Delegados eleitos

Um dos delegados eleitos foi o atual presidente do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), Caio Graco, que será o representante do poder público de São Cristóvão em âmbito estadual, definiu o encontro de ontem como “uma noite histórica”. “Estamos hoje aqui mobilizando a juventude, com a presença de diversos segmentos da nossa sociedade. Hoje é uma noite histórica para a juventude sancristovense, pela quantidade de jovens que estão aqui, pela diversidade aqui presente e pela soma que irão dar à política pública da juventude no âmbito municipal”.

Presidente do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), Caio Graco e delegado eleito para representar o poder público

Keylliane Araújo, representante do Instituto de Desenvolvimento do Vale do Cotinguiba (Idesa) também foi eleita durante o encontro, e enfatizou a importância de momentos como este para a garantia de direitos da juventude. “Não é possível discutir políticas para a juventude sem a presença dos jovens fazendo parte desse processo de construção. Por isso, espaços como esse são importantes para que eles possam ter seu espaço de fala, e assim possam contribuir para fazer políticas públicas de qualidade para eles”.

Keylliane Araújo, delegada eleita para representar sociedade civil

Fotos: Heitor Xavier