33 anos do ECA: Semas leva informações sobre direitos das crianças e adolescentes às comunidades de São Cristóvão

14/07/2023 - 14:16 Atualizado há 1 hora



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início ontem (13), a uma série de rodas de conversa com as comunidades de São Cristóvão, abordando os direitos das crianças e dos adolescentes e os órgãos de proteção desses indivíduos. A iniciativa faz parte da programação especial em comemoração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marco importante na defesa e promoção dos direitos infantojuvenis no Brasil. A atividade da última quinta-feira aconteceu no povoado Arame 2.



Na oportunidade, representantes da Secretaria de Assistência Social se reuniram com moradores, para levar informações e esclarecimentos sobre os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, bem como sobre a importância dos órgãos de proteção existentes. Também são feitas dinâmicas lúdicas para que a população compreendesse com facilidade essas questões. 

 



“Hoje é o aniversário de 33 anos do ECA e a gente precisa levar para as comunidades mais distantes quais são os direitos das crianças e dos adolescentes, e quem tem o dever de protegê-los. Começamos esse ciclo de diálogos no Arame 2 e vamos seguir em outras comunidades até meados de agosto”, explicou a coordenadora de proteção social especial da Semas, Ceiça Galindo. 

 

Ainda segundo a coordenadora, é fundamental que toda a comunidade esteja ciente de todos os órgãos de proteção existentes que atuam em casos de violação de direitos. “O ECA traz o Sistema de Garantia de Direitos para proteger as crianças e adolescentes e traz um órgão autônomo como principal figura de proteção que é o Conselho Tutelar. Qualquer tipo de violação contra crianças e adolescentes deve-se buscar o Conselho Tutelar, que irá encaminhar os casos para os outros órgãos responsáveis”, informou.

 


Coordenadora de proteção social especial da Semas, Ceiça Galindo

 

Durante as conversas, são abordados temas como o direito à educação de qualidade, à saúde, à proteção contra qualquer forma de violência, à convivência familiar e comunitária, entre outros aspectos fundamentais para o pleno desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes.



A atividade foi bem recebida pela comunidade do Arame 2, que viu na iniciativa uma oportunidade de aprender e debater sobre questões tão importantes para o futuro das crianças e dos adolescentes. “Esse trabalho da Assistência Social é de grande importância, porque nós estamos em um povoado humilde e as pessoas não têm tanto conhecimento sobre isso. As famílias que estão aqui estão recebendo todas as informações necessárias e isso só vai fortalecer nossa comunidade”, apontou Edineuza dos Santos Pereira, líder comunitária. 

 


Edineuza dos Santos Pereira, líder comunitária

 

Contatos importantes

 

Para casos que envolvam violação de direitos, a população pode entrar em contato com os seguintes números:

 

Plantão 1º Distrito (Sede): 99676-4320

Plantão 2º Distrito (Eduardo Gomes): 99687-9645


Fotos: Dani Santos