São Cristóvão segue vacinando os grupos prioritários: conheça cada etapa

22/01/2021 - 12:52 Atualizado há 2 horas

A vacinação contra a covid-19 continua acontecendo em São Cristóvão com os profissionais que atuam na linha de frente da rede municipal de saúde. A vacinação dos grupos prioritários seguirá quatro etapas, estabelecidas no Plano de Imunização Municipal, que engloba inicialmente os trabalhadores da saúde que atuam em São Cristóvão, idosos e pessoas com deficiência (institucionalizados).

Vacinação acontece no local de trabalho dos profissionais de saude de São Cristóvao

Segundo o cronograma estabelecido no Plano, o município organizará quatro etapas preliminares de vacinação contra a COVID-19, todas estabelecidas de acordo com orientações dos Planos Nacional e Estadual de Imunização. Essas etapas priorizam os grupos populacionais para a vacinação de acordo com a maior exposição destes à infecção/doença e/ou maior risco de desenvolvimento de sintomas graves e/ou óbitos.

Estima-se a necessidade de recebimento de 50.644 doses para adequada imunização dos grupos populacionais das quatro etapas preliminares de vacinação contra a COVID-19 em São Cristóvão, o que deverá ocorrer de forma parcelada durante o ano de 2021.

O Plano Municipal de Operacionalização da vacina contra a covid-19 foi apresentado às Gerências e as Referências Técnicas das Unidades de Saúde na última quarta-feira (20). Os profissionais foram orientados quanto quando ao planejamento e execução das etapas, quanto aos critérios e os subgrupos a serem vacinados.

Reunião de apresentação do Plano de Vacinação do Município

Para melhor operacionalizar a vacinação do primeiro grupo prioritário, a secretaria de saúde disponibilizou no portal da prefeitura um link para cadastro dos profissionais que atuam na cidade. O profissional de saúde tanto da rede público quanto privada deverá preencher o link e aguardar a equipe de imunização ir até seu local de trabalho para realizar a vacinação.

É importante frisar que todo o cronograma do Plano é suscetível de alteração, tanto nas etapas quanto nas datas a serem cumpridas, tendo em vista que o plano está condicionado ao recebimento dos lotes da vacina pelo governo Federal.

Conheça as etapas da vacinação em São Cristóvão

Etapa 1

A vacinação será realizada primeiramente com profissionais da saúde que atuam na cidade, conjuntamente com pessoas com 60 anos ou mais (institucionalizados), ou seja residentes em instituições como asilos e abrigos, e pessoas com deficiência também institucionalizados (com 18 anos ou mais). A vacinação destes dois últimos grupos será feita in loco, dentro das instituições de longa permanência. A proposta é que a Etapa 1 que teve início na última terça-feira finalize em 26/02. Além destes, a vacinação da primeira etapa prevê imunizar também os indígenas aldeados.

Etapa 2

A Etapa 2 engloba pessoas acima de 60 anos e tem previsão de acontecer entre 01/03 e 04/04. Nesta etapa todos os idosos serão imunizados nos postos de saúde ou em suas residências a depender das dificuldades de locomoção dos mesmos.

Etapa 3

Aqui se encontram o grupo de pessoas de 18 a 59 anos que possuam uma ou mais comorbidades: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença renal, Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, indivíduos com anemia falciforme, câncer e/ou obesidade grave. Fazem patê deste grupo também os deficientes não institucionalizados. Esta etapa tem previsão de acontecer de 06/04 a 11/05.

Etapa 4

Por fim, a Etapa 4 abrange Professores do ensino básico e/ou superior e demais colaboradores das instituições, os profissionais das forças de segurança e salvamento, as pessoas privadas de liberdade e os funcionários do grupo prisional. Esta etapa tem previsão de acontecer entre 12/05 a 16/06.

Fotos: Dani Santos