Prefeitura busca parceria com Banese para fortalecer o Festival de Artes de São Cristóvão

30/04/2024 - 15:14 Atualizado há 1 dia

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, acompanhado da presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, e do deputado estadual Paulo Júnior, reuniram-se na última segunda-feira (29) com o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Queiroz, em busca de uma parceria estratégica para o fortalecimento do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que neste ano comemora sua 39ª edição e está programado para acontecer a partir do dia 29 de novembro.

Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana ressaltou a importância do Festival de Artes de São Cristóvão não apenas como uma celebração cultural, mas também como um motor essencial para a economia local. "Com mais de 51 anos de história, este é o maior festival de artes gratuito do país, e temos muito orgulho em mantê-lo ativo apesar das dificuldades enfrentadas. Acreditamos no poder da cultura para transformar vidas, especialmente financeiramente, e é por isso que buscamos parcerias como a do Banese para garantir que o festival deste ano seja ainda mais grandioso", enfatizou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito

Paola Santana, presidenta da Fumctur, destacou a diversidade e qualidade das atrações, ressaltando que o evento vai além da oferta cultural. "Desde a retomada do FASC em 2017, apresentamos uma programação cultural ampla, englobando música, dança, teatro, artesanato e gastronomia, que tem atraído mais de 50 mil pessoas diariamente. Com o apoio do Banese e outros parceiros, pretendemos ampliar ainda mais o impacto do evento. No entanto, vale ressaltar que o FASC não apenas envolve artistas, mas toda uma rede de profissionais. Durante o festival, desde pequenos até grandes comerciantes, todos contribuem para a força do evento. Por isso que além da arte, o festival impulsiona a economia local", ressaltou.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

O deputado estadual Paulo Júnior ressaltou o papel dos possíveis patrocinadores, principalmente o Banese, no apoio a iniciativas culturais como o Festival de Artes de São Cristóvão.  "Estamos engajados em promover e fortalecer a cultura sergipana, e o festival é uma oportunidade para celebrar nossas tradições e valorizar nossos artistas, por isso considero de extrema importância o apoio do Banese, principal agente financeiro do estado. Ter o Banese como patrocinador dessa festa cultural será uma honra, assim como sinto orgulho em acompanhar o prefeito neste pleito”.

Paulo Júnior, deputado estadual

O presidente do Banese, Marco Queiroz, expressou interesse em colaborar com o evento e se comprometeu a estudar formas de apoio e patrocínio. "Receber a visita do prefeito de São Cristóvão, bem como os demais aqui presentes,  para reiterar o pedido de patrocínio para o FASC é muito importante. Este ano vieram com a devida antecedência para pleitear o patrocínio e o Banese, como um dos maiores mantenedores da cultura e da arte sergipana, não se furtará em buscar formas de apoiar o FASC, uma vez que somos o principal financiador de iniciativas relacionadas à cultura popular e ao fomento cultural em Sergipe", declarou.

Marco Queiroz,  presidente do Banese

O Festival

O FASC foi iniciado nos anos 1970 e serviu de palco para grandes artistas sergipanos e nacionais, permitindo que expressassem suas produções artísticas nas mais diversas modalidades. O evento foi descontinuado em 2005 e retornou em 2017, com a gestão de Marcos Santana, resgatando a proposta dos antigos festivais e reacendendo a programação cultural da Cidade Mãe de Sergipe.

Em 2022, dois anos após pausa por conta da pandemia da covid-19, o Festival retornou ao formato presencial, trazendo nomes como Emicida, Daniela Mercury e Alceu Valença. Em 2023, foram destaque Marina Sena e Carlinhos Brown, Zeca Baleiro. Já para 2024, ano que celebra 52 anos de existência, a expectativa é que os resultados sejam ainda melhores, com mais de 50 mil pessoas circulando diariamente pelas ruas históricas de São Cristóvão.

Fotos: Dani Santos