Vencedor do Concurso do Cartaz oficial da 38ª edição do FASC é anunciado

10/11/2023 - 15:30 Atualizado há 51 minutos



 

Na manhã desta sexta-feira (10) foi realizado o evento de lançamento da programação do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Completando 51 anos de história e indo para a sua 38ª edição, o festival será realizado nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. O cartaz vencedor desta edição foi do artista visual Alef Freire, que receberá a premiação no valor individual de R$ 5 mil reais. 

 

Através desse concurso, a prefeitura visa estimular a produção emergente em artes visuais em âmbito nacional, por meio da realização de exposição e divulgação do trabalho dos artistas, proporcionando à sociedade um evento cultural relevante e de boa qualidade. 

 

Ao todo foram 42 inscritos e 34 habilitados. As obras foram julgadas por uma Comissão de Seleção composta por representantes da Fumctur e da Prefeitura de São Cristóvão. Os critérios avaliados foram clareza e conformidade com o edital; comunicação do tema proposto no cartaz; além da estética e originalidade do cartaz. 

 

Nesta edição, a obra vencedora foi a obra que melhor representou a história do festival e da Cidade Mãe de Sergipe, além de relatar sua relevância cultural e patrimonial, a importância para o desenvolvimento econômico da cidade, a promoção e a difusão de atividades artísticas e culturais de Sergipe, especialmente, de São Cristóvão. 

 

Alef Freire é tatuador e artista visual de Aracaju e partilha que o processo da arte do cartaz foi a partir de estudo e pesquisa sobre São Cristóvão, além de conversas com outros amigos artistas, com professores e outras pessoas próximas a ele que conhecem a Cidade Mãe de Sergipe e, por isso, enfatiza que a conquista desse concurso é uma conquista coletiva.



“Foi um processo de muita pesquisa e estudo sobre a história, geografia, movimentos culturais e outras representatividades de São Cristóvão, que é muito rica e precisa ser difundida. Foi muito bom esse processo, conversei com várias pessoas, com amigos da arte, com professor, portanto, a conquista desse cartaz é uma conquista coletiva, não é só minha, espero que todos aproveitem e curtam bastante o cartaz”. 

Cartaz vencedor