Urgência 24h de São Cristóvão é a que mais produziu saúde em Sergipe nos últimos seis anos

23/11/2023 - 17:12 Atualizado há 2 dias

Localizada no bairro Eduardo Gomes, a Unidade de Urgência 24h de São Cristóvão foi a que mais produziu saúde dentre todos os estabelecimentos sergipanos cadastrados como Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sua produtividade e relevância proporciona resolutividade nos atendimentos da região e evita a sobrecarga em outras instituições da Rede Estadual de Saúde ou da Rede de Saúde de Aracaju.

Segundo o Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES-SE), foram cerca de 331 mil atendimentos realizados entre janeiro de 2018 e junho de 2023. Na Unidade, atuam 98 colaboradores entre prestadores de serviços médicos, de enfermagem, farmácia, serviço social, profissionais administrativos, que realizam por volta de 4 mil atendimentos médicos de pronto atendimento por mês.

A prefeitura de São Cristóvão reinaugurou a Unidade de Urgência 24h a partir de uma requalificação do espaço em 2017, que permanecia desativado anteriormente. Com isso, a unidade passou a oferecer procedimentos de estabilização de pacientes críticos, acolhimento de enfermagem, consulta médica e de enfermagem, exames laboratoriais e eletrocardiograma (ECG), suturas e curativos, aferição de sinais vitais, administração de medicação, hidratação e oxigenoterapia. Dessa forma, o espaço foi preparado e está apto a atender pacientes de risco.

Com o custo mensal de aproximadamente 500 mil reais, a Unidade de Urgência 24h é mantida quase exclusivamente com recursos do tesouro municipal, comprovando sua capacidade de atendimento e importância de equipamento de saúde para a Rede de Atenção às Urgências e Emergências de Sergipe.

Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão, ressalta que desde a reabertura da urgência em 2017 o município vem mantendo a unidade integralmente com recursos próprios, enquanto continua a buscar a habilitação enquanto UPA e uma parcela de financiamento estadual, trabalhando para reafirmar a relevância do estabelecimento para o estado inteiro.

“É uma unidade muito importante para nós, pois presta um serviço de qualidade à população, que vai muito além daquilo que poderíamos ofertar. É um serviço que não tínhamos a obrigação de oferecer, mas o reabrimos porque entendemos a importância dele para seu núcleo urbano, o Grande Rosa Elze. Ficamos bastante felizes e orgulhosos quando vemos o reconhecimento da população ao procurar o serviço, porque confia e entende que é bem acolhida, com resolutividade. Reconhecemos o trabalho da equipe, pois é ela que faz isso acontecer”, afirma a Secretária.

Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão

Segundo Simone Barreto, gerente da Rede de Urgências do município, a Unidade de Urgência 24h é um ponto estratégico tanto para Aracaju quanto para o interior. “A unidade  foi reaberta em 2017 com vários pontos positivos e uma equipe muito capacitada. O que estamos fazendo na unidade é de extrema importância,  porque, dessa forma, desafoga um pouco dos outros atendimentos do estado. Temos um espaço onde os pacientes podem ficar em observação, também atendemos muitas crianças e estamos pleiteando capacitações para atendimento pediátrico e manejo com elas”, destaca.

Simone Barreto, gerente da Rede de Urgências de São Cristóvão

Recentemente, a urgência, que está em fase de conclusão de sua ampliação, também iniciou as obras para o recebimento de um novo equipamento de raio-X. O aparelho agrega mais um procedimento à Unidade, proporcionando maior resolutividade nos atendimentos de urgência e emergência, nas condições relacionadas a acidentes, fraturas, problemas respiratórios, entre outras necessidades. O espaço também funcionará para procedimentos eletivos, que deverão ser agendados através do sistema de regulação municipal, a partir dos encaminhamentos realizados nas consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier